Seção: Comentários Teleco

28/01/2012


Vivo lidera em três das cinco áreas locais maiores do Brasil

 

A Vivo terminou 2011 liderando em market share em 29 das 67 áreas locais (DDD) do celular no Brasil. Claro e TIM lideravam em 16 e a Oi em 6.

 

 

 

 

Este comentário analisa a disputa por market share nas cinco maiores áreas locais do país.

 

 

Área Local
UF
Cidade principal
Celulares (milhares)
Líder
11
SP
São Paulo
32.436
Vivo
21
RJ
Rio de Janeiro
16.851
Claro
31
MG
Belo Horizonte
10.139
Vivo
81
PE
Recife
8.882
Oi
51
RS
Porto Alegre
7.767

Vivo

 

 

 

A Vivo é a líder em três delas (11, 31 e 51) e a Claro (21) e a Oi (81) em uma cada.

 

 

 

Vivo lidera na área 11 (São Paulo)

 

 

 

A Vivo foi a 1ª operadora a entrar no mercado paulista (Banda A) e tem se mantido na 1ª colocação em market share na região metropolitana de São Paulo (área 11).

 

Esta liderança está sendo ameaçada pela TIM, que reduziu a distância que a separa da Vivo para 754 mil celulares no final de 2011. No segmento pré-pago a TIM ultrapassou a Vivo em Dez/11 assumindo a liderança em market share de pré-pago nesta área local.

 

A Claro perdeu market share na área 11 e a Oi, após conquistar um market share de 19,9% no 1T11, terminou o ano com 19,0% de market share.

 

 

Claro lidera na área 21 (Rio)

 

 

 

 

A Claro é a líder em market share na área local que inclui a região metropolitana do Rio de Janeiro. Ela foi a 2ª operadora a entrar no mercado (Banda B) e lidera no pré e no pós-pago.

 

A TIM foi a operadora que mais ganhou market share em 2011, tendo ultrapassado a Oi. Vivo e a Oi perderam market share em 2011.

 

Vivo lidera no 31 (BH)

 

 

 

 

 

A Vivo, que adquiriu a Telemig Celular, é a líder em market share na região metropolitana de Belo Horizonte. A Oi ameaçou esta liderança no 1T11, mas perdeu market share nos demais trimestres do ano.

 

A TIM foi a operadora que mais ganhou market share em 2011.

 

 

 

Oi lidera na área local 81 (Recife)

 

 

 

 

A Oi se manteve na liderança na área local 81, que abrange a região metropolitana de Recife. TIM e Claro travam uma dura disputa pela 2ª colocação. A Claro terminou 2011 na frente com 29,6% de market share, contra 28,7% da TIM.

 

A Vivo, que entrou mais recentemente neste mercado, não ganhou market share em 2011.

 

 

Vivo lidera na área 51 (Porto Alegre)

 

 

 

 

Na área local 51, que inclui a região metropolitana de Porto Alegre, a primeira e a segunda operadora a entrarem no mercado (Vivo e Claro) mantém até hoje as suas posições. A disputa principal é pela 3ª colocação. A Oi terminou o ano com 13,8% de market share e a TIM com 13,3%. A Oi é a 3ª em pré-pago e a TIM no pós-pago.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Como explicar as diferenças regionais em market share de celular?
  • Por que a TIM não aparece como líder em nenhuma destas áreas?
  • Como a posse de mais de um "chip" afeta o market share nestas áreas locais?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...