Seção: Comentários Teleco

04/03/2012


Os Smartphones, principal driver para o crescimento da banda larga móvel no mundo

 

Os Smartphones, principal driver para o crescimento da banda larga móvel no mundo, tiveram lugar de destaque no Mobile World Congress 2012, realizado em Barcelona. Os Smartphones devem se tornar o principal dispositivo de acesso à Internet a medida que, com o volume, os preços caem para valores inferiores a US$ 100.

 

Em 2011, 31,8% do total de telefones celulares vendidos foram Smartphones (36,9% no 4T11). Este percentual deve continuar crescendo em 2012.

 

 

 

 

Em 2011 as vendas de smartphones cresceram 61,3%, enquanto as dos demais celulares caíram 0,5%.

.

 

 

São considerados Smartphones os telefones celulares que possuem um sistema operacional como o Android, iPhone, Blackberry, Symbian ou Windows mobile. Entre os demais telefones celulares estão incluídos os "feature phones" que, apesar de não terem um sistema operacional, permitem o acesso a Internet e redes sociais.

 

O quadro de fornecedores de telefones celulares apresentou significativas modificações nos últimos 5 anos, com a ascensão da Samsung, que se aproximou da líder Nokia.

 

 

 

A ascensão da Samsung está associada também ao seu bom desempenho nas vendas mundiais de Smartphones, que liderou no 4T11, superando a Apple por pequena diferença.

 

 

 

Os Smartphones são parte de ecossistemas que envolvem além do hardware, o sistema operacional e os aplicativos disponíveis. O ecossistema do Android, sistema operacional utilizado pela Samsung na maior parte de seus Smartphones, é o líder de mercado.

 

 

 

A Nokia decidiu em Jan/11 adotar o Windows como o Sistema Operacional de seus Smartphones em substituição ao Symbian. Com esta transição a Nokia teve queda de 22,8% em suas vendas de Smartphones e caiu da primeira para a terceira colocação em market share. No final de 2011 a Nokia lançou os seus primeiros Smarphones com sistema operacional Windows, que tiveram uma boa aceitação inicial. A tendência é que o Windows Phone seja um dos quatro principais ecossistemas, juntamente com o Android, Apple e Rim.

 

Este cenário tende a se tornar ainda mais complexo com o crescimento da venda de tablets. Em 2011, foram vendidos 68,9 milhões de tablets no mundo, um aumento de 270,0% em relação a 2010 quando foram vendidos 18,6 milhões.

 

No Brasil, o Teleco estima que foram vendidos 74 milhões de telefones celulares no mercado interno em 2011, com crescimento de 33,5% em relação à 2010.

 

A exportação de telefones celulares no Brasil apresentou queda de 45,2%, enquanto as importações cresceram 137,9%, estimuladas pelas vendas de Smartphones. As operadoras de celular estão priorizando a venda de Smartphones como forma de aumentar a utilização de serviços de dados. Na Claro, por exemplo, 51,4% do total de aparelhos vendidos em dezembro de 2011, foram smartphones ou tablets.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Quando os Smartphones representarão mais de 50% das vendas de telefones celulares?
  • A Nokia irá recuperar a liderança em vendas de Smartphones?
  • Os tablets vão substituir os PCs?
  • As vendas de telefones celulares vão continuar crescendo em 2012?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...