Seção: Comentários Teleco

17/03/2012


A briga por market share nas Regiões I, II e III

 

 

 

O quadro de market share de celular no Brasil nos últimos três anos tem se caracterizado:

  • Pela liderança da Vivo, que tem conseguido manter seu market share: de 29,8% (2008) para 29,7% (Jan/12).
  • Por uma dura disputa pela 2ª posição em market share Brasil entre TIM e Claro. A TIM ultrapassou a Claro em 2011 e abriu uma vantagem de 1,8 pontos percentuais em Jan/12 (4,4 milhões de celulares).
  • Pela perda de market share da Oi nos últimos dois anos: de 20,7% (2009) para 18,6% (Jan/12).

Este quadro apresenta variações quando se analisam as três regiões em que está dividido o celular no país.

 

 

 

 

 

Market Share na Região I

 

A Região I, área de concessão de telefonia fixa da Telemar (hoje Oi), concentra 50,4% dos celulares do Brasil, sendo 84,7% pré-pago.

 

 

 

O quadro de market share de celular na Região I nos últimos três anos tem se caracterizado:

  • Pela perda da liderança da Oi, que caiu da 1ª colocação em market share em 2008 (30,4%) para a 3ª em 2010(24,2%). Com market share de 22,9% em Jan/12, pode ser ultrapassada pela Claro em 2012.
  • Por uma dura disputa pela 1ª posição entre Vivo e TIM. A diferença de market share entre as duas operadoras tem se mantido menor que 0,1 ponto percentual. O fato da TIM ser líder de pré-pago no Brasil serve para acirrar esta disputa na região.
  • A Claro vem ganhando market share na Região: de 20,7% (2008) para 22,5% (Jan/12).

Note-se que Vivo e Claro só passaram a atuar em toda a região em 2008, com a entrada destas operadoras no Nordeste e no Norte respectivamente.

 

 

Market Share na Região II

 

A Região II, área de concessão de telefonia fixa da antiga BrT, concentra 25,1% dos celulares do Brasil, sendo 80,6% pré-pago.

 

 

 

O quadro de market share de celular na Região II nos últimos três anos tem se caracterizado:

  • Pela liderança da Vivo, que conseguiu estancar a perda de market share em 2010, mantendo-o estável em 30,9%.
  • Por ganhos de market share da TIM a partir de 2009, diminuindo a distância que a separa da Claro para 2,1 portos percentuais de market share em Jan/12.
  • Pela perda de market share da Oi (que adquiriu a Brasil Telecom) nos últimos dois anos: de 16,0% (2009) para 14,2% (Jan/12).

 

Market Share na Região III

 

A Região III (São Paulo), área de concessão de telefonia fixa da Telefônica, concentra 24,5% dos celulares do Brasil, sendo 77,3% pré-pago.

 

 

O quadro de market share de celular na Região III nos últimos três anos tem se caracterizado:

  • Pela liderança da Vivo, que ainda não conseguiu estancar sua perda de market share na Região: de 37,4% (2008) para 33% (Jan/12)
  • Pela conquista da 2ª colocação em market share na Região por parte da TIM, ultrapassando a Claro.
  • A Oi, que iniciou suas operações em São Paulo em 2008, ganhou rapidamente market share até 2010 (14,2%). Os ganhos se estabilizaram em 2011 tendo terminado Jan/12 com market share de 14,4%.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A TIM pode ameaçar a liderança em market share Brasil da Vivo?
  • Qual será a grande disputa por market share em 2012? Vivo x TIM ou TIM x Claro?
  • A Oi vai ganhar market share em 2012?

 

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