Seção: Comentários Teleco

12/05/2012


Quem são os líderes em celular nas 12 cidades sede da Copa?

 

A Copa do mundo de 2014 trará um aumento temporário de tráfego nas 12 cidades sede do evento. Estádios e "Fan Fest" aglomerarão um grande número de torcedores locais e turistas vindos do Brasil e do exterior.

 

As operadoras de celular deverão se preparar para este período aumentando sua capacidade de tráfego de voz e de dados principalmente nos locais de grande concentração.

 

Em março de 2012, a Vivo era a líder em market share em cinco das doze cidades sede, a Oi em três e TIM e Claro em duas.

PUBLICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

Líderes do celular nas 12 cidades sede da Copa em março de 2012

 

 

Área Local UF Cidade Principal celulares densidade Líder
11 SP São Paulo 28.939 134,4 Vivo
21 RJ Rio de Janeiro* 14.552 118,2 Claro
31 MG Belo Horizonte* 8.989 128,8 Vivo
41 PR Curitiba 4.376 125,9 TIM
51 RS Porto Alegre 6.945 126,9 Vivo
61 DF Brasília* 5.237 153,6 Claro
65 MT Cuiabá 1.998 120,5 Vivo
71 BA Salvador* 5.667 164,8 Oi
81 PE Recife* 7.998 121,0 Oi
84 RN Natal 3.372 104,2 TIM
85 CE Fortaleza* 5.202 120,3 Oi
92 AM Manaus 3.095 123,5 Vivo

* Cidades sede da Copa das Confederações em 2013. Recife e Salvador precisam cumprir requisitos até junho de 2012 para serem confirmadas no torneio. 

 

 

Este quadro de líderes pode se modificar até 2014 em pelo menos cinco áreas locais onde a disputa está mais acirrada: São Paulo (11), Belo Horizonte (31), Salvador (71), Recife (81) e Natal (84). Note-se que Vivo e Tim são líderes em áreas locais em que foram a primeira empresa a operar (Banda A).  

 

Apresenta-se a seguir a disputa por market share nas doze áreas locais onde estão localizadas as cidades sede da Copa. As informações apresentadas são parte do Painel Teleco que acompanha o market share das operadoras de celular nas sessenta e sete áreas locais em que está dividido o Brasil.

 

 

 

1) São Paulo (área 11) Vivo é a líder mas pode ser ultrapassada pela TIM

 

 

 

A Vivo tem a sua liderança em market share em São Paulo ameaçada pela TIM, que liderou em adições líquidas no 1T12 e diminuiu a distância que a separa da Vivo para 64 mil celulares. A TIM ultrapassou a Vivo no pré-pago em Dez/11.

 

Claro e Oi estão perdendo market share na área 11.

 

 

 

2) Rio de Janeiro (área 21): Claro lidera

 

 

 

 

A Claro lidera com folga em market share do total de celulares e no pré-pago. No pós-pago trava uma disputa acirrada com a Vivo.

 

 

3) Belo Horizonte (área 31): Vivo lidera e amplia vantagem em relação à Oi

 

 

 

 

 

A Vivo se consolidou na liderança, mas quem vem liderando em adições líquidas é a TIM. A TIM pode vir a assumir a 2ª colocação em 2012 e passar a brigar pela liderança.

 

 

 

4) Curitiba (área 41): TIM é a líder absoluta

 

 

 

 

A TIM é a líder absoluta em Curitiba e vem ampliando seu market share (47,3% no 1T12).

 

 

 

5) Porto Alegre (área 51): Vivo lidera

 

 

 

 

A Vivo lidera com folga na área local de Porto Alegre, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação.

 

 

6) Brasilia (área 61): Claro lidera

 

 

 

 

A Claro lidera com folga em Brasília com TIM, Vivo e Oi disputando a 2 ª colocação.

 

 

7) Cuiabá (área 65 ): Vivo lidera

 

 

 

 

 

Vivo lidera com folga na área local de Cuiabá, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação.

 

 

 

8) Salvador (área 71): Oi lidera mas pode ser ultrapassada pela Claro

 

 

 

 

 

Oi e Claro disputam a liderança em Salvador, área local de maior densidade do país (164,8 cel/100 hab.).

 

 

 

9) Recife (área 81): Oi lidera

 

 

 

 

A Oi lidera e Claro e TIM disputam a 2ª colocação.

 

 

 

10) Natal (área 84): TIM lidera, mas pode perder a liderança para Claro ou Oi.

 

 

 

 

TIM, Claro e Oi disputam a liderança em market share, mas a líder em adições líquidas é a Vivo.

 

 

11) Fortaleza (área 85): Oi lidera

 

 

 

 

 

Oi é a líder absoluta com market share de 48,5% no 1T12.

 

 

12) Manaus (área 92): Vivo domina

 

 

 

 

Vivo é a líder absoluta e ampliou o seu market share para 61,6% no 1T12.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • As operadoras de celular estarão preparadas para atender o aumento de tráfego durante a Copa?
  • Como explicar as diferenças regionais em market share de celular?
  • Como a posse de mais de um "chip" afeta o market share nestas áreas locais?
  • Como a cobertura 3G afetará este cenário?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...