Seção: Comentários Teleco

10/06/2012


As operadoras de Celular privatizadas em 1998 são líderes em 7 das 10 áreas do SMC

 

 

 

 

 

 

 

Em 1998 o Brasil estava dividido em 10 áreas para prestação do Serviço Móvel Celular (SMC). As operadoras privatizadas do Sistema Telebrás, primeiras a entrar em operação, ocupavam a Banda A e as novas operadoras, que haviam adquirido a frequência da Banda B, iniciavam sua operação comercial.

 

Passados quatorze anos, as operadoras de Banda A ainda são as líderes em market share em sete das dez áreas, as de Banda B em duas e a TIM, terceira operadora a entrar no mercado da área 1 (DDD 11), acaba de conquistar a liderança da Vivo (Banda A).

PUBLICIDADE

 

 

Área SMC Ordem de entrada em operação comercial Líder em Abr/12
1 SP 11 Vivo Claro TIM Oi TIM
2* SP Interior Vivo Claro TIM Oi Vivo
3 RJ/ES Vivo Claro Oi TIM Vivo
4* MG Vivo TIM Oi Claro Vivo
5* PR/SC TIM Vivo Claro Oi TIM
6* Rio G. do Sul Vivo Claro TIM Oi Vivo
7* C. Oeste Vivo Claro TIM Oi Claro
8 Norte (7) Oi Vivo TIM Claro Vivo
9 BA/SE Vivo TIM Oi Claro Vivo
10 Nordeste TIM Claro Oi Vivo TIM

* Existiam situações especiais com a CTBC sendo a Banda A em alguns municípios de Minas Gerais (Uberlândia), São Paulo (Franca),e Mato Grosso do Sul e Goiás. A Sercomtel em Londrina (Paraná) e a TIM em Pelotas Rio Grande do Sul.

 

 

Vivo, TIM e Claro dividem a liderança nestas dez áreas:

  • A Vivo é líder em seis áreas, sendo cinco na Banda A e uma na Banda B,
  • A TIM é líder em três, sendo duas na Banda A e outra como terceira operadora.
  • A Claro é líder em uma área como Banda B.

Apresenta-se a seguir uma análise mais detalhada da briga por market share nestas dez áreas do SMC.

 

 

 

Área 1 - São Paulo Capital ( DDD 11): TIM conquista a lidernça

 

 

A TIM, terceira operadora a entrar no mercado, foi a única destas quatro operadoras a ganhar market em 2012, tendo ultrapassado a Vivo em abril.

 

 

A Claro apresenta uma trajetória de perda de market share e pode ser ultrapassada pela Oi.

 

A Oi, que ganhou market share rapidamente desde que entrou em operação em 2008, estabilizou o seu percentual de participação a partir de 2010

 

 

Área 2 - São Paulo Interior: Vivo e Claro disputam a liderança

 

Vivo (Banda A) e Claro (Banda B) travam uma dura batalha pela liderança em market share nesta área.

 

 

 

 

TIM e Oi estão lentamente ganhando market share.

 

 

 

 

Área 3 - RJ/ES: Vivo é a líder

 

A Vivo (Banda A) lidera com 39,4% de market share e mais de dez pontos percentuais de vantagem em relação à segunda colocada Claro (Banda B).

 

 

 

 

TIM e Oi disputam a terceira colocação.

 

 

 

Área 4 - Minas Gerais: Vivo é a líder

 

A Vivo (Telemig - Banda A) lidera com 33,2% de market share e mais de seis pontos percentuais de vantagem em relação à segunda colocada TIM (Banda B).

 

 

 

TIM e Oi disputam a segunda colocação.

 

 

 

Área 5 - Paraná/Santa Catarina: TIM é a líder

 

A TIM (Banda A) lidera com 45,4% de market share e mais de vinte pontos percentuais de vantagem em relação à segunda colocada Vivo (Banda B).

 

 

 

Vivo e Claro disputam a segunda colocação.

 

 

Área 6 - Rio Grande do Sul: Vivo é a líder

 

A Vivo (Banda A) lidera com 42,0% de market share e mais de dez pontos percentuais de vantagem em relação à segunda colocada Claro (Banda B).

 

 

 

TIM e Oi disputam a terceira colocação.

 

 

Área 7 - Centro-Oeste: Claro e Vivo disputam a liderança

 

 

A Claro (Banda B) e a Vivo (Banda A) disputam a liderança no Centro-Oeste.

 

 

 

 

TIM e Oi disputam a terceira colocação.

 

 

Área 8 - Norte: Vivo é a líder

 

A Vivo (Banda B) lidera com 39,5% de market share e mais de sete pontos percentuais de vantagem em relação à segunda colocada TIM, terceira operadora a entrar neste mercado.

 

 

 

A Oi, que adquiriu a Amazônia Celular (Banda A) ocupa a terceira colocação em market share. A Claro, que entrou em operação nesta área em 2008 conquistou 9% de market share.

 

Área 9 - Bahia/Sergipe: Vivo é a líder

 

A Vivo (Banda A) lidera com 30,4% de market share, mas com uma vantagem inferior a cinco pontos percentuais em relação à segunda colocada Claro.

 

 

 

 

A TIM (Banda B) disputa a terceira colocação com a Oi.

 

 

Área 10 - Nordeste: TIM, Oi e Claro disputam a liderança

 

O Nordeste é a área onde a disputa está mais acirrada, com TIM, Oi e Claro disputando a liderança em market share.

 

 

 

A Vivo, que entrou em operação nesta área em 2008, conquistou 8,4% de market share.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Até quando as operadoras de Banda A, primeiras a entrar no mercado, vão continuar como líderes nas áreas do SMC?
  • O que faz com que operadoras de Banda A, como a TIM em PR/SC ou a Vivo no Rio Grande do Sul, tenham um market share de mais de 40%, enquanto em outras regiões elas perderam a liderança para outras operadoras?
  • Como a penetração do pre- pago pode influenciar o market share? E a cobertura?

 

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
9 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
9 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...