Seção: Comentários Teleco

16/06/2012


Qual o impacto da 4G na briga por market share no Brasil?

 

 

A TIM liderou o crescimento do celular nos últimos dois anos com uma estratégia focada em voz móvel. Conseguiu desta forma ganhar market share e tomar da Claro a segunda colocação em market share de celulares.

 

 

 

O espaço para o crescimento da receita de voz está, no entanto diminuindo e a banda larga móvel passando a ser o caminho para o crescimento da receita das operadoras de celular.

 

No 1T12, a receita de voz cresceu 7,9% em relação ao 1T11, enquanto a receita de dados cresceu 44,2%. A receita de dados representou 20,5% da receita líquida de serviço do celular (26,8% na Vivo) no 1T12, contra 16,2% no 1T11 (Vivo 22,5%) .

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Vivo e Claro são as operadoras que mais tem investido em banda larga móvel no Brasil. A Claro é a líder em acessos via aparelhos 3G e a Vivo em terminais de dados.

 

As duas operadoras saíram na frente com a oferta de 3G+ (HSPA+) com velocidade de 3 a 6 Mbps em toda a sua cobertura 3G.

 

A Vivo é a líder em cobertura 3G, atendendo 2.831 municípios (84,6% da população) em Mai/12.

 

 

municípios
2008
2009
2010
2011
Mai/12
Vivo
314
579
1.206
2.585
2.831
Claro
282
389
402
657
890
Tim
23
55
195
488
539
Oi
99
168
211
250
320
Total
448
711
1.287
2.702
2.976

 

 

É neste cenário que Vivo, Claro, TIM e Oi foram às compras no leilão promovido pela Anatel e adquiriram frequências na faixa de 2,5 GHz para 4G em todo o Brasil.

 

 

 
R$ milhões
Frequências adquiridas
Vivo
1.050
Banda X (20+20 MHz) em todo o Brasil
Claro
988,8
Banda W (20+20 MHz) em todo o Brasil
19 lotes da banda P
TIM
382,2
Banda V1 (10+10 MHz) em todo o Brasill
6 lotes da banda P
Oi
399,8
Banda V2 (10+10 MHz) em todo o Brasil
11 lotes da banda P

 

 

O resultado do leilão reforça o posicionamento de Vivo e Claro na briga pela liderança em banda larga móvel no Brasil.

 

É possível que até o final de 2012 estas operadoras já estejam oferecendo 4G em algumas cidades. O compromisso com a Anatel é de atender até abril de 2013 as seis cidades sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) e até dezembro de 2013 as doze cidades sede da Copa do Mundo (as da copa das confederações mais Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo) . A cobertura inicial do 4G será pequena, mas os dispositivos 4G poderão operar em 3G+ nos locais em que o 4G não estiver disponível.

 

 

Sair na frente com a oferta de 4G no país pode ser uma boa jogada de marketing reforçando a imagem de "operadora inovadora" e fortalecendo sua marca. A adesão ao serviço deve ser, no entanto, lenta e iniciar-se pela utilização de modems devido ao alto custo dos Smartphones 4G. Estima-se que no final de 2012 existam no mundo 50 milhões de celulares 4G, quantidade pequena quando comparada aos 891 milhões de celulares 3G (WCDMA) existentes no mundo no final de 2011. A escala de produção é um dos fatores principais para a queda no preço dos smartphones.

 

Quando as primeiras redes 3G entraram em operação no Brasil no final de 2007, existiam no mundo 179 milhões de celulares 3G (WCDMA). Mesmo assim, em 2008 a 3G foi utilizadas inicialmente para acesso via modems. Só em 2010, quando já existiam 638 milhões celulares 3G no mundo que os acessos via aparelhos 3G dispararam no Brasil.

 

 

 

Fonte: Balanço Huawei

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem vai sair na frente com 4G no Brasil?
  • A 4G irá ajudar a Claro a recuperar o market share perdido no Brasil?
  • Claro, Tim e Oi vão aumentar a sua cobertura 3G em 2012?
  • Qual o impacto neste cenário da entrada em operação da Nextel?
  • A cobertura 4G será uma boa opção para os visitantes de outros países durante as Copas de 2013 e 2014?

 

 

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