Seção: Comentários Teleco

19/08/2012


Punição da Anatel e limpeza de base da Oi em São Paulo levam a baixo crescimento do celular em julho

 

A punição aplicada pela Anatel, suspendendo parcialmente as vendas de celulares de TIM, Claro e Oi no dia 23 de julho de 2012 contribuiu para reduzir o crescimento do celular do Brasil no mês de julho. As adições líquidas de 280 mil celulares são as menores desde Jun/06, quando a Vivo promoveu uma limpeza em sua base de celulares.

 

O impacto foi sentido principalmente no segmento pré-pago que apresentou adições líquidas negativas (-266 mil). Por outro lado, as adições líquidas de pós-pagos em Jul/12 (545 mil) foram maiores que a do mês anterior (456 mil).

PUBLICIDADE

 

 

 

A Vivo, que não foi punida, liderou em adições líquidas totais e de pré-pago, seguida pela Claro. TIM e Oi apresentaram adições líquidas negativas.

 

 

 

 

A suspensão das vendas durante nove dos trinta e um dias do mês de julho teve um impacto forte nas adições líquidas da TIM no segmento pré-pago. A TIM apresentou adições líquidas negativas nas dezenove Unidades da Federação (UFs) onde foi punida. As adições líquidas de -437 mil pré-pagos nestas UFs foram em parte compensadas por adições líquidas em estados onde não foi punida, principalmente São Paulo (74 mil) e Santa Catarina (23 mil).

 

Com este resultado negativo a TIM perdeu a liderança em market share de pré-pago que havia conquistado em março deste ano. A vantagem de 330 mil pré-pagos da TIM em relação a Vivo em Jun/12, se reverteu em uma vantagem de 319 mil para a Vivo em Jul/12.

 

 

 

 

Mas não foi só a punição da Anatel que contribuiu para o baixo crescimento do mês. A Oi apresentou adições líquidas negativas de -354 mil pré-pagos em São Paulo, estado onde não teve suas vendas suspensas, devido a uma possível limpeza de base iniciada no mês anterior. As adições líquidas nos cinco estados em que foi punida (Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul) e que juntos representam 5,7% de sua base, foram positivas (26 mil pré-pagos).

 

 

 

A Claro, que teve as vendas suspensas em três estados (SP, SC e SE), conseguiu adições líquidas de pré-pago positivas em São Paulo (46 mil), embora inferiores às de Jun/12 (122 mil). Já em Santa Catarina (-29 mil) e Sergipe (-8 mil) as adições líquidas de pré-pago foram negativas.

 

A disputa continua acirrada no pós-pago. A Oi liderou em adições líquidas, embora com uma queda de 33% nas adições líquidas em relação ao mês anterior.

 

 

 

Vivo, TIM e Claro apresentaram crescimento nas adições líquidas no mês em relação a Jun/12.

 

O Brasil terminou o mês de julho com 256,4 milhões de celulares e uma densidade de 130,5 cel/100 hab. As adições líquidas acumuladas nos últimos doze meses totalizam 36,1 milhões de celulares.

 

O baixo crescimento apresentado em julho não deve se repetir em agosto, pois a Anatel liberou as vendas no dia três deste mês. É importante salientar que o aumento do churn, ocasionado em parte por limpezas de bases promovidas pelas operadoras, teve uma contribuição importante na queda do crescimento observada a partir de junho de 2012.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • De quanto devem ser as adições líquidas do celular em agosto?
  • Por que o pós-pago está crescendo mais que o pré-pago?
  • Qual o impacto da suspensão das vendas de celulares determinada pela Anatel no market share das operadoras?
  • A Vivo foi beneficiada com a suspensão de seus concorrentes?
  • A TIM vai recuperar a liderança em market share de Pré-pago?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Workshop Telecom Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...