Seção: Comentários Teleco

05/11/12


TIM apresentou desempenho melhor que a Claro nos últimos trimestres

 

 

por Debora Vieira

 

TIM e Claro têm se alternado na vice-liderança em market share do celular no Brasil nos últimos 10 anos (mais detalhes).

 

A última ultrapassagem ocorreu no 3º trimestre de 2011 (3T11), quando a TIM assumiu a a segunda colocação em market share de celulares no Brasil.

 

Nos últimos 12 meses, a TIM ampliou o seu market share para 26,8% e o market share da Claro caiu para 24,5%.

 

 

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A diferença entre as duas operadoras, que era praticamente nula no final do 2T11, cresceu para 6,0 milhões de celulares no 3T12.

 

 

Neste período, a TIM não só ampliou a sua vantagem em relação à Claro no pré-pago para 8,4 milhões, como reduziu a diferença que a separa da Claro no pós-pago para 2,5 milhões.

 

Em um cenário de crescimento menor do celular, como o que se configurou no 3T12 (mais detalhes), fica mais difícil para a Claro diminuir a diferença que a separa da TIM.

 

As duas operadoras têm apresentado indicadores (ARPU, MOU e Churn) nem sempre próximos.

 

3T12 TIM Claro
ARPU (R$) 18,9 15
MOU (minutos) 139 122
Churn mensal 4,0% 3,4%

 

 

 

A TIM supera a Claro em ARPU e MOU.

 

 

 

O ARPU menor da Claro pode ser em parte explicado por não incluir a receita proveniente da longa distância que fica com a Embratel, ao contrário do que ocorre com TIM, Vivo e Oi.

 

Os minutos de uso mensal por usuário (MOU) da Claro cresceram 14% no 3T12 e os da TIM 9,4%.

 

 

As duas operadoras têm apresentado churn semelhantes nos últimos trimestres, mas a Claro conseguiu reduzir o churn mensal no 3T12 para 3,4%,

 

 

 

O melhor desempenho da TIM aparece de forma mais marcante quando se compara a receita líquida das duas operadoras. A receita líquida da TIM cresceu de R$ 3,5 bilhões no 1T11 para R$ 4,5 bilhões no 3T12, enquanto a da Claro se manteve estável em R$ 3,0 bilhões.

 

 

 

 

 

Ou seja, a TIM conseguiu no últimos trimestres um desempenho superior ao apresentado pela Claro, ampliando seu market share e sua receita.

 

É dificil encontrar as causas para o pior desempenho da Claro neste período. A operadora apresentou, por exemplo, adições líquidas de 62 mil celulares no segmento pós-pago nos primeiros nove meses de 2012, contra 957 mil da TIM.

 

O melhor posicionamento da Claro em 3G com o lançamento do HSPA+ e o atendimento de 1.045 municípios, contra 567 da TIM, parece não estar produzindo resultados no crescimento da base pós-paga, do ARPU e da receita.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A Claro vai continuar apresentando um desempenho pior que o da TIM?
  • Quando a Claro vai voltar a crescer mais fortemente?
  • Uma possível fusão da Claro com a Embratel/Net colocará a Claro em posição mais vantajosa para melhorar seu desempenho?
  • A TIM conseguiu superar a crise gerada pela punição da Anatel no 3T12?
  • Como a 4G pode influenciar a disputa entre Tim e Claro?

 

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