Seção: Comentários Teleco

23/12/2012


Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?

 

por Eduardo Tude e Debora Vieira

 

Ao contrário dos anos anteriores não existe em 2012 um favorito para liderar o crescimento do celular no Natal.

 

 

 

 

TIM e Vivo, que lideraram em adições líquidas no Natal dos últimos cinco anos estão promovendo uma limpeza em suas bases de pré-pago e apresentaram adições líquidas negativas nos dois últimos meses.

 

 

 

Limpezas deste tipo são comuns, principalmente na base pré-paga, e tem sido feitas pelas operadoras nos vários países do mundo. A mais recente foi realizada pelas operadoras da Índia em novembro deste ano e reduziu em 10 milhões o total de celulares daquele país.

 

Se esta limpeza de base continuou em dezembro, a Oi e a Claro passam a ser as favoritas para liderar o crescimento no Natal.

 

A Vivo adotou em setembro um novo critério para desligamento de celulares pré-pagos, passando a desligar aqueles que estão sem créditos há mais de 60 dias ou não registraram nenhum tipo de tráfego nos últimos 60 dias.

 

O pagamento de R$ 13,42 de Taxa de Fiscalização para o FISTEL para cada um dos celulares ativos no fechamento do ano e a necessidade de melhorar indicadores operacionais como ARPU e MOU, são atrativos para manter uma base de celulares mais enxuta.

PUBLICIDADE

 

O quadro é diferente quando se considera apenas o segmento pós-pago, onde a Vivo liderou nos últimos três meses e é a favorita para liderar em adições líquidas no Natal e no acumulado do ano.

 

 

 

 

A TIM deve confirmar a liderança em adições líquidas do total de celulares no ano, mas pode perder para a Claro em adições líquidas de pré-pago em 2012.

 

 

 

 

Este cenário deve levar a adições líquidas em Dez/12 inferiores às apresentadas nos últimos três anos, com forte impacto no crescimento do celular em 2012.

.

 

 

 

 

As adições líquidas acumuladas de Jan-Nov/12 totalizam 17,8 milhões de celulares, indicando que 2012 deve apresentar adições líquidas de cerca de 22 milhões de celulares, bem inferiores aos 39 milhões de 2011.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem vai liderar o crescimento do celular no Natal?
  • De quanto serão as adições líquidas de celulares no Natal? E em 2012?
  • As operadoras deveriam utilizar o mesmo critério de desligamento de celulares pré-pagos?
  • As operadoras de celular do Brasil entrarão em 2013 com a base limpa?
  • A exemplo da Vivo, todas as operadoras deveriam divulgar o critério de desligamento de celulares pré-pagos?

     

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Workshop Telecom Market Update

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...