Seção: Comentários Teleco

30/06/2013


O Grupo Oi/PT

Apesar de empresas distintas a Oi e a Portugal Telecom (PT) devem ser tratadas como um Grupo, pois:

  • A Portugal Telecom detém 23,3% da Oi S.A. e 25,6% na TmarPart (controladora da Oi).
  • A Oi detém uma participação qualificada de 10% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da PT.
  • Zeinal Bava acumula a presidência da Oi e a presidência executiva da Portugal telecom.

O Grupo Oi/PT apresentou receita líquida de 3,7 bilhões de euros no 1º trimestre de 2013, sendo 77% referentes à Oi.

 

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Nota: inclui 100% da receita da Oi e da PT em Portugal. As receitas das outras operações internacionais e da Contax são proporcionais a participação da PT nessas empresas.

 

O Grupo Oi/PT possuía 91,3 milhões de acessos no 1T13, sendo 74,7 milhões da Oi, 12,7 milhões da PT (Portugal) e 3,8 milhões nas outras operações internacionais da PT (proporcional a participação da PT).

 

Apesar de significativo, o Grupo Oi/PT tem um porte menor que os principais grupos internacionais que atuam no mercado brasileiro.

 

 

 

Esta é uma das razões, associada ao tamanho do mercado brasileiro, para se defender a tese de que as maiores oportunidades de crescimento para o Grupo Oi/PT estão no Brasil e não em outros mercados internacionais.

 

 

 

 

Apesar de superar a PT (Portugal) em acessos nos principais serviços, exceto em TV por assinatura, a Oi possui um market share no Brasil inferior ao da PT em Portugal nos principais serviços.

 

 

 

Uma das dificuldades para um crescimento mais acelerado do Grupo pode ser, no entanto a dívida líquida, que no 1T13 era de 10,7 bilhões de euros para a Oi e de 4,6 bilhões de euros para a PT (sem consolidar Oi e Contax).

 

Pelas características do mercado, a Portugal Telecom tem apresentado uma rentabilidade maior em Portugal, com margem EBITDA de 42,8% no 1T13, contra 30,5% da Oi.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Qual deve ser a estratégia de crescimento do Grupo Oi/PT?
  • O Grupo Oi/PT pode ficar em desvantagem no mercado brasileiro por ter um porte internacional menor que o de seus competidores?
  • Em que serviços a Oi pode aumentar o seu market share no Brasil?
  • Que experiências do mercado português podem ser diretamente aplicadas no Brasil?

 

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