Seção: Comentários Teleco

10/08/2013


A competição no pós-pago nas dez maiores áreas locais do Brasil

 

Dez áreas locais concentram 28,9 milhões de pós-pagos, 52,8% do total do país (Jun/13).

 

A Vivo é a líder em market share em seis destas áreas, a Claro em três e a TIM em uma delas.

 

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A totalidade dos terminais M2M (7,6 milhões) e a maior parte dos terminais banda larga (7,0 milhões) estão incluídos nos 54,7 milhões de pós-pagos existentes no Brasil em Jun/13.

 

Estas 10 áreas locais concentram 62,9% dos terminais M2M e 56,4% dos terminais banda larga. São Paulo (11) e Campinas (19) em particular, concentram 40,9% dos terminais M2M do Brasil.

 

Analisa-se a seguir a disputa por market share nestas áreas locais.

 

Vivo lidera em São Paulo

 

 

 

 

A Vivo lidera em São Paulo com 3,8 milhões de pós-pagos, seguida pela Claro (2,4 milhões), TIM (1,7 milhões) e Oi (846 mil).

 

A Nextel, que está incluída em outras, assumiria a 3ª colocação se convertesse para o SMP os 2,1 milhões de acessos que possui no estado de São Paulo.

 

São Paulo (11) possui 1,5 milhões de terminais M2M, sendo 800 mil da Claro, 491 mil da Vivo, 131 mil da Oi e 93 mil da TIM. Sem os terminais M2M, Claro e TIM estariam praticamente empatados na segunda colocação.

 

 

Vivo e Claro disputam a liderança no Rio de Janeiro

 

 

 

 

A Vivo (1,6 milhões) trava uma disputa acirrada com a Claro (1,5 milhões) pela liderança em pós-pago no Rio. A Oi (1 milhão) vem em terceiro seguida pela TIM (695 mil).

 

A Nextel, que está incluída em outras, assumiria a 3ª colocação se convertesse para o SMP os 1,3 milhões de acessos que possui no estado do Rio de Janeiro.

 

 

Claro lidera em Campinas

 

 

 

A Claro lidera em Campinas com 1,4 milhões de pós-pagos, seguida pela Vivo (1 milhão), TIM (429 mil) e Oi (399 mil).

 

Campinas (19) possui 1,6 milhões de terminais M2M, sendo 990 mil da Claro, 233 mil da Oi, 216 mil da Vivo e 137 mil da TIM. Sem os terminais M2M, a Claro perderia a liderança em market share de pós-pago para a Vivo.

 

 

Vivo lidera em Belo Horizonte

 

 

A Vivo lidera em Belo Horizonte com 1,26 milhões de pós-pagos, seguida pela Oi (719 mil). Claro(579 mil) e TIM (564 mil) disputam a terceira colocação.

 

 

Em Porto Alegre a briga é pela terceira colocação.

 

 

 

 

A Vivo lidera em Porto Alegre com 1,16 milhões de pós-pagos, seguida pela Claro (794 mil). Oi(313 mil) e TIM (247 mil) disputam a terceira colocação. 

 

 

Claro e Vivo disputam a liderança em Brasília

 

 

 

 

A Claro lidera em Brasília com 479 mil pós-pagos, seguida pela Vivo (421 mil), TIM (299 mil) e Oi (151 mil).

 

 

Claro e TIM disputam a liderança em Recife

 

 

 

 

A Claro (424 mil) trava uma disputa acirrada com a TIM (414 mil pela liderança em pós-pago em Recife. A Oi (291 mil) vem em terceiro seguida pela Vivo (209 mil), última a entrar no mercado. A Vivo lidera em terminais M2M (58,5 mil) e é a segunda em terminais banda larga (81 mil), atrás apenas da Claro (90,7 mil).

 

 

Em Curitiba a briga é pela segunda colocação.

 

 

 

 

Em Curitiba, a TIM (511 mil), primeira operadora a entrar no mercado, mantém a liderança.

 

A Vivo (353 mil) trava uma disputa acirrada com a Claro (337 mil) pela segunda colocação. A Oi (137 mil) é a quarta colocada e está perdendo market share.

 

 

Em Salvador a briga é pela terceira colocação.

 

 

 

 

 

A Vivo (347 mil) lidera em Salvador, seguida pela Oi (272 mil). A Claro (237 mil) trava uma disputa acirrada com a TIM (228 mil) pela terceira colocação.

 

 

 

Liderança absoluta da Vivo em Vitória

 

 

A Vivo lidera em Vitória com 734 mil pós-pagos e 69,3% de market share. Claro (134 mil) e Oi (131mil) disputam a segunda colocação e a TIM (60 mil) é a quarta colocada.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Qual a importância de serviço de dados na conquista de clientes para o pós-pago?
  • Como explicar as diferenças regionais em market share de pós-pago?
  • Como estas disputas podem ser influenciadas com a migração da base da Nextel para 3G?

 

 

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