Seção: Comentários Teleco

30/08/2013


O que mudou no celular em Jul/13?

 

Julho foi até agora o mês com maior crescimento do celular em 2013, com recorde de adições líquidas (para o ano) tanto no pré-pago como no pós-pago.

 

Este resultado representa uma inversão da trajetória de queda no crescimento do celular no Brasil levando a que as adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses voltem a ser superiores à 10 milhões de celulares.

 

Os próximos meses vão indicar se julho foi um ponto de inflexão na trajetória de queda do crescimento do celular no Brasil, ou se o pré-pago vai continuar tendo um comportamento oscilante, alternando adições líquidas positivas e negativas.

 

Mas, afinal, o que mudou em Jul//13?

PUBLICIDADE

 

 

Como se pode observar no gráfico acima, as adições líquidas de pós-pago têm se mantido estáveis entre 600 e 800 mil desde mar/13. Não foi portanto o pós-pago e sim o pré-pago o principal responsável pelo crescimento das adições líquidas totais no mês.

 

Para entender melhor esta dinâmica vamos analisar o que ocorreu com as adições líquidas de cada operadora.

 

 

Apesar de ter liderado o crescimento em julho com adições líquidas de 483 mil celulares, a TIM não foi a responsável pelo crescimento recorde observado no mês. As adições líquidas da TIM em maio e março de 2013 foram maiores que as observadas em julho.

 

Note-se que as adições líquidas de pré-pago da TIM oscilam mensalmente e as de pós-pago apresentam leve tendência de crescimento.

 

 

 

 

Já a Vivo, apresentou em julho o seu melhor resultado em adições líquidas do ano (389 mil).

 

Este resultado foi obtido graças a uma redução significativa nas adições líquidas negativas de prépago apresentada pela operadora no mês. A Vivo vem fazendo ajustes em sua base de pré-pago com a redução do tempo de desligamento de inativos e incentivos para a migração de clientes do pré para o pós-pago.

 

Note-se que resultado semelhante havia sido apresentado pela Vivo em Abr/13, também 1º mês do trimestre. Este mês, no entanto, foi um mês de baixa no ciclo de adições líquidas da TIM, o que não ocorreu em julho.

 

Ou seja, a coincidência em julho de picos de adições líquidas da TIM e da Vivo foi o principal fator para o recorde de adições líquidas observado no mês.

 

Some-se a isto o fato de que julho foi também um mês de pico no ciclo de oscilação de adições líquidas de Claro e Oi, embora com adições líquidas menores que a de meses anteriores.

 

 

 

 

 

 

Outros movimentos do mercado, como a migração de aparelhos GSM para 3G, têm influência menor no crescimento do celular no Brasil.

 

Os acessos via aparelhos 3G apresentaram adições líquidas de 3,5 milhões em julho, enquanto a base GSM apresentou redução de 2,6 milhões de aparelhos. A Claro lidera este processo com 47,6% dos seus acessos via aparelhos já tendo migrado para 3G.

 

O mesmo se pode afirmar das adições líquidas de M2M, terminais de dados 3G e acessos 4G que tiveram a Vivo como líder, como já havia ocorrido no 1º semestre de 2013. O destaque foi nas adições líquidas de 260 mil acessos M2M da Vivo, que dificilmente se repetirão nos próximos meses, mas ajudam a explicar o recorde de adições líquidas de pós-pago da operadora no mês.

 

 

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Julho foi um ponto de inflexão na trajetória de queda do crescimento do celular no Brasil?
  • O pré-pago vai continuar tendo um comportamento oscilante alternando adições líquidas positivas e negativas?
  • Qual será o crescimento do celular no Brasil em 2013?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...