Seção: Comentários Teleco

19/10/2013


Quem pode ameaçar a liderança da Vivo no Pós-pago?

 

A Vivo é a líder em market share de pós-pago no Brasil e vem ampliando esta liderança nos últimos anos.

 

Ela foi a única, entre as quatro principais operadoras de celular, a ganhar market share no pós-pago no período entre 2009 e agosto de 2013

PUBLICIDADE

 

 

A Claro foi a operadora que mais perdeu market share neste período. A diferença que a separa da Vivo cresceu de 3,7 pontos percentuais de market share em 2009 para 14 pontos percentuais em Ago/13.

 

A TIM conseguiu manter o seu market share estável no período e a Oi ensaiou uma recuperação em 2012, mas voltou a perder market share em 2013.

 

A vantagem da Vivo se acentuou ainda mais nos últimos 12 meses, quando a operadora foi responsável por 50,8% das adições líquidas de pós-pago acumuladas no período.

 

 

A imagem de qualidade e uma oferta mais abrangente de 3G têm ajudado a fortalecer a marca da Vivo neste segmento, pois:

  • Ao contrário do que aconteceu com TIM, Claro e Oi, a Vivo não foi punida com a suspensão das vendas pela Anatel em 2012.
  • Ela atende com 3G a 3.131 municípios, muito mais que a Claro (1.480), TIM (899) e Oi (865).

A história está se repetindo com 4G. A Vivo atende a 64 municípios, mais que a Claro (18), TIM (7) e Oi (6).

 

A Claro seria a operadora melhor posicionada para ameaçar a liderança da Vivo no pós-pago. Nos últimos 12 meses, no entanto, a Claro foi a 4ª colocada em adições líquidas de pós-pago. Ela só não perdeu a 2ª colocação em market share de pós-pago para a TIM devido a sua liderança em acessos M2M.

 

 

 

O Brasil passa por um momento de crescimento da base pós-paga que cresceu 16,5% nos últimos 12 meses, terminando Ago/13 com 56, 2 milhões de acessos.

 

Tem contribuído para este crescimento a migração de usuários pré-pagos para planos controle. Neste período a participação do pós-pago no total de celulares do Brasil cresceu de 18,7% em Ago/12 para 20,9% em Ago/13.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem pode ameaçar a liderança da Vivo no pós-pago?
  • Por que a Claro está perdendo market share neste segmento?
  • Como a migração para o serviço celular (SMP) dos 3,9 milhões de rádios da Nextel pode afetar este quadro?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

Workshop

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...