Seção: Comentários Teleco

02/11/13


TIM x Claro: Quem teve o melhor desempenho nos últimos 12 meses?

 

Comentário do Teleco, publicado há um ano, mostrava a TIM com um desempenho melhor que a Claro nos trimestres anteriores ao 3T12 (mais detalhes).

 

O que ocorreu depois? Quem teve o melhor desempenho nos últimos 12 meses?

PUBLICIDADE

 

 

 

 

Ambas operadoras ganharam market share nesse período, mas o ganho da Claro foi maior (0,63 pontos percentuais) que o da TIM (0,35 pontos percentuais).

 

A TIM continuou superando a Claro em vendas (adições brutas), mas a Claro superou a TIM em adições líquidas .

 

 

No acumulado dos últimos 12 meses, a Claro apresentou adições líquidas de 4,0 milhões de celulares contra 3,5 milhões da TIM.

 

Esta vantagem foi conquistada graças ao menor churn da Claro, o que implica em um menor número de linhas canceladas.

 

 

 

 

A TIM terminou o 3T13 com 72,9 milhões de celulares, mas a sua vantagem em relação a Claro, que era de 6,0 milhões de celulares no 3T12, caiu para 5,4 milhões no 3T13.

 

 

Este ganho ocorreu no segmento pré-pago, onde a vantagem da TIM em relação à Claro caiu de 8,4 milhões (3T12) para 7,4 milhões (3T13). A TIM terminou o 3T13 com 61 milhões de celulares pré-pagos. Esta diferença pode ser questionada, pois as operadoras não utilizam o mesmo critério de desligamento de celulares pré-pagos inativos.

 

Por outro lado, a TIM diminuiu a diferença que a separa da Claro no pós-pago. A Claro terminou o 3T13 com 13,9 milhões de celulares pós-pagos, dos quais 3,5 milhões são dispositivos M2M. Sem o M2M, a TIM com 10,7 milhões de pós-pagos, teria ultrapassado a Claro (10,4 milhões) neste segmento.

 

A TIM continuou superando a Claro em MOU e ARPU.

 

 

Os minutos de uso mensal por usuário (MOU) da Claro cresceram 9,0% no 3T13, quando comparado ao 3T12, e os da TIM 7,9%.

 

 

O ARPU menor da Claro pode ser em parte explicado por não incluir a receita proveniente da longa distância que fica com a Embratel, ao contrário do que ocorre com TIM, Vivo e Oi.

 

Esta é também uma das causas para a Claro apresentar uma receita menor que a TIM. A receita líquida da TIM cresceu 9,3% na comparação do 3T13 com o 3T12, enquanto a da Claro cresceu 7,0%.

 

 

 

Finalmente, a Claro está em vantagem em relação à TIM no que se refere a cobertura 3G (1.480 municípios contra 925) e na migração de sua base de aparelhos GSM para 3G. Na Claro, 49,5% da base de aparelhos já são 3G, mais que na TIM (27,5%).

 

Em 4G, apesar da Claro atender a mais municípios (18) que a TIM (7), a TIM (117 mil) superava a Claro (59 mil) em acessos 4G em Ago/13.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem teve o melhor desempenho nos últimos 12 meses? Claro ou TIM?
  • Uma possível fusão da Claro com a Embratel/Net colocará a Claro em posição mais vantajosa para melhorar seu desempenho?
  • Como a 4G pode influenciar a disputa entre Tim e Claro?
  • Como o churn de ambas pode ser reduzido?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Workshop Telecom Market Update

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...