Seção: Comentários Teleco

10/05/14


Vivo x TIM: Quem está tendo melhor desempenho?

 

Vivo e TIM são as duas maiores operadoras de celular do Brasil.

 

A Vivo é a líder no total de celulares, com 4,5 milhões de celulares a mais no 1º trimestre de 2014 (1T14) que a segunda colocada a TIM.

 

A TIM é a líder em celulares pré-pagos, enquanto a Vivo lidera entre os pós-pagos.

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

Estas diferenças de desempenho se acentuaram no 1T14, com a Vivo liderando em adições líquidas no total de celulares e no pós-pago e a TIM liderando no pré-pago.

 

 

O bom desempenho da Vivo no 1T14, liderando em adições líquidas de celulares no trimestre, está associado à queda no seu churn mensal no pré-pago, de 5,3% no 4T13 para 4,3% no 1T14.

 

 

Churn mensal
1T13
2T13
3T13
4T13
1T14
TIM
4,0%
4,1%
4,4%
4,5%
4,0%
Vivo
3,4%
3,9%
3,9%
4,1%
3,4%
Vivo pré-pago
4,0%
4,7%
4,8%
5,2%
4,3%
Vivo pós-pago (sem M2M)
1,6%
1,7%
1,6%
1,5%
1,5%

 

 

A Vivo possui uma receita média mensal por usuário (ARPU) maior que a da TIM.

 

 

 

Um foco maior no segmento pós-pago e em serviços de dados têm contribuído para este resultado. No 1T14:

  • O ARPU da Vivo no segmento pós-pago (sem M2M) foi de R$50,3 e o do pré-pago R$12,3.
  • Dados representaram 34,7% da receita de serviços da Vivo, enquanto na TIM esta participação era de 25,2%.

A receita líquida móvel da TIM no 1T14 correspondeu a 79% da receita da Vivo e cresceu 0,9% na comparação com o 1T13, enquanto a da Vivo cresceu 2,2% neste período.

 

 

 

Como Grupo, a Telefônica/Vivo tem um porte maior que a TIM Brasil devido a sua presença no segmento fixo (Telefonia, banda larga fixa e TV por Assinatura) no estado de São Paulo.

 

As margens EBITDA dos dois grupos foram próximas no 1T14, com 29,8% para a Telefônica/Vivo e 28,0% para a TIM. O lucro líquido da Telefônica/Vivo (R$ 661 milhões) foi maior do que o da TIM (R$ 372 milhões).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem está tendo melhor desempenho? Vivo ou TIM?
  • Como a 4G pode influenciar este cenário?
  • Como o churn de ambas pode ser reduzido?
  • Qual é a melhor estratégia de segmentação de mercado entre Vivo e Tim?
  • Como o mercado corporativo influencia o desempenho das operadoras?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Workshop Telecom Market Update

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
10 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
10 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...