Seção: Comentários Teleco

27/06/2014


Líderes em celular nas 12 cidades sede da Copa

 

A Copa do Mundo de 2014 trouxe um aumento temporário de tráfego nas 12 cidades sede do evento. Estádios e "Fan Fest" aglomeraram um grande número de torcedores locais e turistas vindos do Brasil e do exterior (mais detalhes).

 

Em 2012 o Teleco publicou um comentário com os líderes em celular em cada uma das 12 cidades sede da Copa (mais detalhes).

 

Em março de 2012, a Vivo era a líder em market share na área local (DDD) de cinco das doze cidades sede, a Oi em três e TIM e Claro em duas.

 

Passados mais de dois anos, em maio de 2014 a Vivo era a líder em market share na área local (DDD) de quatro das doze cidades sede, TIM e Claro em três e a Oi em duas.

 

Neste período a Vivo perdeu a liderança em São Paulo (11) para a TIM e a Oi de Salvador (71) para a Claro.

 

PUBLICIDADE

 

 

 

 

Líderes do celular nas 12 cidades sede da Copa em maio de 2014

 

 

Área Local UF Cidade Principal Celulares (milhares) densidade (cel/100 hab.) Líder
11 SP São Paulo
35.681
159,54
TIM*
21 RJ Rio de Janeiro
18.980
148,63
Claro
31 MG Belo Horizonte
10.978
151,01
Vivo
41 PR Curitiba
5.544
153,25
TIM
51 RS Porto Alegre
8.924
158,04
Vivo
61 DF Brasília
6.849
190,5
Claro
65 MT Cuiabá
2.612
149,16
Vivo
71 BA Salvador
7.284
203,31
Claro*
81 PE Recife
10.226
148,81
Oi
84 RN Natal
4.569
135,06
TIM
85 CE Fortaleza
6.955
153,75
Oi
92 AM Manaus
3.682
138,85
Vivo

.

 

Apresenta-se a seguir a disputa por market share nas doze áreas locais onde estão localizadas as cidades sede da Copa.

 

1) São Paulo (área 11): TIM ultrapassa Vivo e assume a liderança

 

 

 

A TIM ultrapassou a Vivo e assumiu a liderança em market share em São Paulo em 2012. A TIM é a líder no pré-pago com 40% de market share em maio de 2014, mas a Vivo continua na liderança no pós-pago com 45,2% de market share.

 

 

 

2) Rio de Janeiro (área 21): Claro lidera

 

 

 

 

A Claro lidera com folga em market share do total de celulares. Em maio de 2014 a Claro liderava o pré-pago com 41,5% de market share e a Vivo o pós-pago com 31,7%.

 

 

3) Belo Horizonte (área 31): Vivo lidera mas é ameaçado por Oi e TIM

 

 

 

 

 

A Vivo se mantém na liderança mas está sendo ameaçada por Oi e TIM. Em maio de 2014 a TIM liderava o pré-pago com 30,7% de market share e a Vivo o pós-pago com 42,4%.

 

 

 

4) Curitiba (área 41): TIM é a líder absoluta

 

 

 

 

A TIM é a líder absoluta em Curitiba e vem ampliando seu market share. Ela lidera no pré-pago (57,1%) e no pós-pago (35,2%).

 

5) Porto Alegre (área 51): Vivo lidera

 

 

 

 

A Vivo lidera com folga na área local de Porto Alegre, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação. Ela lidera no pré-pago (34,2%) e no pós-pago (47,9%).

 

 

6) Brasília (área 61): Claro lidera

 

 

 

 

A Claro lidera com folga em Brasília com TIM, Vivo e Oi disputando a 2 ª colocação.

 

Em maio de 2014 a Claro liderava o pré-pago com 39,1% de market share. Vivo (34,7%) e Claro (34,5%) disputavam a liderança no pós-pago.

 

 

7) Cuiabá (área 65 ): Vivo lidera

 

 

 

 

 

Vivo lidera com folga na área local de Cuiabá, com a Claro em segundo e Oi e TIM disputando a 3ª colocação. Ela lidera no pré-pago (44,8%) e no pós-pago (58,8%).

 

 

8) Salvador (área 71): Claro e Oi disputam a liderança

 

 

 

 

A Claro, com 30,74% de market share em maio de 2014, e a Oi (30,72%) disputam a liderança em Salvador, área local de maior densidade do país (203,3 cel/100 hab.). A Claro liderava no pré-pago (32,7%), seguida pela Oi (32,0%), enquanto a Vivo liderava no pós-pago (34,4%).

 

 

9) Recife (área 81): Oi lidera

 

 

 

 

A Oi lidera, seguida de perto por Claro e TIM. A Oi lidera no pré-pago (35,4%) e a Claro no pós-pago (29,5%).

 

 

 

10) Natal (área 84): TIM lidera

 

 

 

 

TIM lidera e Claro e Oi disputam a segunda colocação.

 

A TIM lidera no pré-pago (34,5%) e no pós-pago (41,9%).

 

 

 

11) Fortaleza (área 85): Oi lidera

 

 

 

 

 

Oi é a líder absoluta com market share e lidera no pré-pago (48,8%) e no pós-pago (38,7%).

 

12) Manaus (área 92): Vivo domina

 

 

 

 

Vivo é a líder absoluta no pré-pago (68,2%) e no pós-pago (55,4%).

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Como explicar as diferenças regionais em market share de celular?
  • Como os diferentes critérios de desligamento de pré-pagos inativos utilizados pelas operadora afeta o market share nestas áreas locais?
  • Como a cobertura 3G/4G afetará este cenário?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...