Seção: Tutoriais Infraestrutura

 

CFTV: Introdução

 

Circuito Fechado de Televisão (CFTV) significa sistema que utiliza um conjunto de vídeo câmeras para transmitir sinal para um conjunto específico e limitado de monitores. CFTV é normalmente utilizado para fins de segurança em locais tais como lojas, residências, instalações remotas de telecomunicações, bancos, etc.

 

Os Sistemas de CFTV são também, agora, utilizados de uma forma bastante extensiva em vias públicas, não só para fins de segurança pessoal dos transeuntes, mas também para controle do tráfego de veículos. É possível também a utilização de CFTV para ajudar no controle de processos em instalações industriais assim como para avaliações mercadológicas em lojas comerciais.

 

Um sistema de CFTV, apesar de se constituir um importante recurso para a segurança de uma empresa, sozinho não tem, em geral, uma grande eficácia. Os sistemas de CFTV devem sim fazer parte de um Sistema Integrado de Segurança, em um modelo conforme o apresentado abaixo.

 

Figura 1: Sistema integrado de segurança.
Fonte: CCTV Surveillance – Video Practices and Technology.

 

Um Sistema Integrado de segurança gera uma sinergia que promove:

  • Máxima proteção dos ativos e dos recursos humanos de uma empresa;
  • Suporte para um processo de controle de desastres;
  • Otimização para um plano de recuperação, na ocorrência de um desastre.

Este tutorial está divide a abordagem em quatro principais divisões, quais sejam:

  • Captura da imagem: é onde encontramos os diversos tipos de câmeras e suas lentes.
  • Transmissão da imagem: depois de capturada a imagem, ela deve ser transmitida, por algum meio específico, para algum ponto onde ela possa ser observada, armazenada e utilizada para todos os fins a que se destina.
  • Recepção e a gravação da imagem: a imagem capturada é transmitida então para um ponto que a recebe, a trata (em geral digitalizando-a) e a grava para fins de observação futura.
  • Monitoração: a monitoração é uma atividade realizada em tempo real, onde uma imagem, que foi capturada e transmitida, pode ser observada enquanto está sendo gravada. Através da monitoração em tempo real, diversas ações de segurança podem ser tomadas.