Seção: Tutoriais

 

 

Data Center I: Estudo de Caso de Virtualização e Eficiência Energética

 

Esta série de tutoriais tem por objetivo apresentar um estudo de caso, sobre a técnica de virtualização de servidores em Datacenters, estabelecendo está prática como um instrumento de eficiência energética, em ambientes de Tecnologia da Informação. 

 

Foi demonstrado no projeto de Virtualização dos Servidores da Empresa X, através da substituição de servidores obsoletos por máquinas virtuais, que os cálculos de retorno de investimento direto foram positivos, comprovando a eficácia desta prática e ainda demonstrou a economia energética alcançada. 

 

Esta série de tutoriais foi preparada a partir do trabalho de conclusão de curso “Estudo de Caso de Virtualização em Datacenters e Eficiência Energética”, elaborado pelos autores, e apresentado como requisito para a graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Foram orientadores do trabalho o Prof. MSc. Flávio Henrique Batista de Souza e a Profa. Doutora Adriana dos Reis Silva. 

 

Este tutorial parte I apresenta inicialmente a contextualização histórica dos Data Centers e seus conceitos e características. A seguir apresenta os conceitos da Virtualização, suas vantagens e aspectos funcionais. Finalmente aborda os conceitos acerca do consumo energético dessas instalações. 

 

 

 

 

Paulo Henrique Costa Mendes Peradeles

 

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Centro universitário de Belo Horizonte – UNIBH (Belo Horizonte/MG). 

 

Email: pauloperadeles@hotmail.com

 

 

Vladimir Ramos Fernandes dos Santos

 

Graduando em Engenharia Elétrica pelo Centro universitário de Belo Horizonte – UNIBH (Belo Horizonte/MG). 

 

Atualmente trabalha como Técnico de Manutenção na empresa Ativas Datacenter S.A. 

 

 

Email: vladramosfs@hotmail.com

 

Categoria: Infraestrutura para Telecomunicações
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 20 minutos Publicado em: 09/01/2017

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros