Seção: Tutoriais Banda Larga

 

HSPA+: O que vem a seguir?

 

As operadoras HSPA em todo o mundo vêm testemunhando um sucesso fenomenal com os seus serviços móveis de banda larga. A proliferação de conexões de banda larga em muitos segmentos de mercado e de dispositivos está impulsionando um crescimento sem precedentes no volume de dados. Para sustentar esse crescimento e melhorar a experiência de banda larga, as operadoras estão evoluindo suas redes de HSPA para HSPA+ de uma forma econômica. Adicionalmente à tecnologia HSPA+, muitas operadoras também estão adotando a LTE (Long Term Evolution/Evolução de Longo Prazo) se tiverem acesso a novo espectro com banda mais larga. 

 

Com o HSPA+ e o LTE provendo o mesmo desempenho, alavancando a topologia, a introdução de transceptores de baixa potência como as pico e as femtocells próximas dos usuários irá proporcionar ganhos além do que a tecnologia sozinha poderia prover. Redes com topologia avançada melhoram ainda mais o desempenho desses nós e, portanto, são focos do LTE Advanced. As operadoras HSPA já estão oferecendo femtocells 3G comerciais. O HSPA+ Rel.8 contempla suporte padronizado para elas, bem como alguns aspectos de topologia avançada de rede. 

 

A Qualcomm apóia a evolução de ambas as tecnologias, 3G e LTE, através das primeiras soluções de chipsets multimodo HSPA+ e LTE/HSPA+ / EV-DO da indústria. 

 

Este tutorial apresenta a evolução do HSPA+ e sua compatibilidade e facilidade de integração com a próxima tecnologia de redes celulares, o Long Term Evolution – LTE. 

 

O tutorial foi produzido a partir do White Paper “HSPA+ já chegou! O que vem depois?”, elaborado e traduzido pela Qualcomm. 

 

 

Categorias: Banda Larga, Telefonia Celular
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 31/05/2010