Seção: Tutoriais Telefonia Celular

 

SAR: Considerações finais

 

O SAR é a unidade de medida utilizada para estabelecer os limites de exposição à radiação emitida por ERBs e terminais celulares.

 

Os efeitos térmicos deste tipo de radiação estão bem definidos e os valores de SAR médio e localizado estabelecidos nas normas oferecem proteção com fatores de segurança adequados.

 

Para o efeito auditivo as normas estabeleceram uma limitação para os picos de SAR devidos a pulsos de 30 µs no cérebro de 130 a 520 W/kg.

 

Os estudos quanto a efeitos não térmicos ainda são poucos e não conclusivos. Espera-se que até 2006, com a conclusão do projeto EMF da OMS, muitos dos questionamentos atuais estejam respondidos.

 

Para terminais celulares é importante verificar o SAR do aparelho utilizado. Este valor pode ser encontrado no manual do aparelho ou na página específica do teleco.

 

Referências

 

Abricem

Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética, teve participação destacada no processo de adoção de normas internacionais pela Anatel.

 

Anatel

Regulamento sobre limitação da exposição a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos na faixa de radiofreqüências entre 9 kHz e 300 GHz. Anexo à resolução n° 303 de 2 de julho de 2002.

 

Efeitos da Radiação Eletromagnética de Sistemas Celulares

Tutorial do Teleco.

 

ICNIRP

Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes estabeleceu padrões para limitar as radiações não ionizantes adotados pela maior parte dos países do mundo, inclusive o Brasil através da Anatel.

 

MMF

Mobile Manufacturers Forum, organização internacional dos fabricantes de equipamentos para sistemas celulares.

 

WHO (OMS)

Projeto EMF da Organização Mundial da Saúde. Link para base de dados com estudos da OMS e do IEEE.

 

Wireless BR

Site de informação técnica.