Seção: Tutoriais Banda Larga

 

LAN / MAN Wireless I: Introdução

 

Desde a descoberta das ondas de rádio buscou-se utilizar suas propriedades para a transmissão de dados sem fio, permitindo mobilidade e conexões entre localidades remotas. Do primitivo telégrafo até hoje, busca-se cada vez mais o aumento da taxa de transmissão, otimização da faixa espectral ocupada, baixa taxa de erros, alta disponibilidade da solução etc.

 

A utilização de sistemas de espalhamento espectral (desenvolvidas inicialmente para uso militar), novas técnicas de modulação (como OFDM – Orthogonal Frequency Division Multiplexing) nas faixas de freqüência destinadas a serviços médicos, científicos e experimentais (faixa restrita, sem necessidade de licença junto aos órgãos reguladores (sob certas condições é necessário o licenciamento da estação, conforme será descrito adiante) tornaram os padrões IEEE 802.11 (neste trabalho designados simplesmente por 802.11) muito populares para a transmissão de dados, com custos cada vez menores e produtos com maior taxa de transmissão.

 

Atualmente temos vários dispositivos utilizando estas tecnologias. Desde cartões PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association) utilizados em notebooks, PDAs e handhelds, dispositivos para portas USB (Universal Serial Bus) e slots PCI (Peripheral Component Interconnect) para desktops e ainda microprocessadores com dispositivo 802.11 integrado (como a linha Centrino™ da Intel®). Há também telefones VoIP (voz sobre IP) sem fio, routers e AP’s (Access Points ou Pontos de Acesso) integrados com estas tecnologias.

 

Entretanto o meio sem fio requer alguns cuidados para garantir desempenho, segurança e disponibilidade: vários usuários na mesma localidade influenciam no desempenho, obstáculos reduzem a área de cobertura, e a proximidade com fontes de interferência (como fornos de microondas) podem inviabilizar a transmissão e recepção de sinais. Além disso, será necessário utilizar recursos de autenticação (como 802.1x), controle de endereço MAC e utilização de recursos de criptografia para permitir a utilização da tecnologia com maior segurança.

 

Este tutorial tratará dos seguintes temas:

  • Considerações gerais sobre redes sem fio.
  • Estudo comparativo dos padrões 802.11a, b e g, tanto nas faixas de freqüências em que atuam como nas modulações utilizadas, alcance e velocidades típicas.
  • Análise das legislações e restrições aplicáveis.
  • Tecnologia utilizada na construção de dispositivos que atendem ao padrão 802.11.