24
9/2008
Eduardo Tude
O Iridium é um sistema de telecomunicações concebido pela Motorola na década de 90 com o objetivo de possibilitar a comunicação de qualquer ponto da terra através de um telefone semelhante ao celular.
Para atingir este objetivo, o sistema era formado por uma complexa rede de 66 satélites em que as chamadas eram roteadas entre eles até atingir o seu destino. Apesar dos satélites estarem em órbita baixa os terminais são maiores que os celulares encontrados hoje.
Em uma época em que o celular era analógico e existiam grandes dificuldades de roaming, pretendia-se com este sistema atender a executivos internacionais que ao se locomover pelo mundo estariam sempre conectados.
O Iridium virou uma coqueluxe mundial e entrou em operação em 1999 com investimentos de cerca de US$ 5 bilhões.
O Iridium nunca decolou. As redes celulares evoluíram assim como o roaming internacional e o mercado de grandes executivos que viajam pelo mundo deixou de existir para o Iridium.
O Iridium tem hoje 300 mil assinantes e acaba de ser vendido para a private equity firm Greenhill & Co. por U$591 milhões.
Eduardo Tude
Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).
Hist�rico