Hélio Marcos M. Graciosa

 

 

Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. 

 

Foi Professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. 

 

Trabalhou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRÁS desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica e planejamento tecnológico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S/A - TELEBRÁS e atualmente é o Presidente da Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e da CPqD Technologies & Systems Inc., em San Jose - Califórnia / USA. 

 

Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Participou em diversas bancas de tese de mestrado, como também apresentou diversos trabalhos em seminários nacionais e internacionais. 

 

Foi durante 4 anos (1990-1994), Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Atualmente é Sócio Sênior do SbrT. 

 

Foi Presidente do Conselho de Administração da TELESC (fev/96 a jun/96) e do Conselho de Administração da TELEBAHIA (jul/96 a set/98). 

 

Vencedor do Prêmio "Personalidade do Ano de 2000" na Área de Telecomunicações, organizado pela Advanstar e RNT. 

 

Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da TRÓPICO S/A, da ALGAR, da CLEARTECH LTDA e da TELEBRASIL. 

 

 

Tutoriais

 

TV Digital no Brasil