José Leite Pereira Filho

 

 

José Leite Pereira Filho tem os diplomas de Doctor of Philosophy (PhD) e Master of Science (MSC) em engenharia de telecomunicações, pela Naval Postgraduate School, Califórnia, Estados Unidos. Recebeu, também, os diplomas de engenheiro de telecomunicações, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e de Oficial de Marinha, pela Escola Naval. 

 

Dr. José Leite tem experiência em várias áreas. De 1970 a 1990, ele trabalhou na Marinha do Brasil, ocupando diversos postos de direção, incluindo chefia de Departamento Técnico; na Embratel foi chefe de Divisão de Transmissão; e lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense. 

 

De 1990 a 1997, foi funcionário, no posto de conselheiro, da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Genebra, Suíça, exercendo função de engenheiro sênior, encarregado de diversos projetos de cooperação técnica de abrangência mundial. 

 

De 1997 a 2007, foi Conselheiro Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, órgão regulador de telecomunicações no Brasil. 

 

Atualmente, o Dr. José Leite é professor da Universidade de Brasília e exerce atividades de consultoria em regulação de telecomunicações. 

 

 

Em Debate Especial

 

Aprimoramento do marco regulatório, após 10 anos de experiência

Balanço da Regulamentação de Telecomunicações

 

 

Tutoriais

 

Objetivos Estratégicos da Anatel e Agenda Regulatória para 2007