Newton Cyrano Scartezini

 

 

Engenheiro Eletrônico formado em 1970 pela Escola de Engenharia Mauá e pós graduado em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da USP. 

 

Atuou iniciando sua carreira como Aluno Assistente na Escola de Engenharia Mauá em 1968, passando para Professor Instrutor de Informática de 1971 à 1974.Em 77 assumiu a chefia no Departamento de Desenvolvimento da Telebrás onde permaneceu por 3 anos. 

 

Na Ericsson em 87, foi o Diretor de Tecnologia e Produção. Maio de 1993, foi o ano que assumiu a Vice Presidência das operações na Computel. No ano seguinte tornou-se Presidente da fabricante de equipamentos de telecomunicações Monytel. 

 

Foi responsável pela proposta vencedora da concorrência pela Concessão da Banda B na região 2 em 1995, tornando-se Diretor Geral do Consórcio que deu origem à empresa. 

 

Seu último cargo assumido foi em agosto de 2000 como Diretor de Relações Institucionais da Nortel Telecomunicações, tendo como principal papel, as relações diretas com governos, associações de classe e entidades representativas da área. 

 

 

Em Debate Especial

 

A Destinação da faixa de freqüências 2,5 GHz e suas implicações

Tributação sobre Serviços de Telecomunicações: Um tema ainda atual

Perspectivas para a Tecnologia 3G no Brasil

 

 

Em Debate

 

Planejamento de espectro para banda larga sem fio: Um roteiro necessário

Telecomunicações: Para onde vai o mercado?