Atualizado em:
Atualizado em 21/11/05
Receita das Fixas cresce mais que a das Celulares no 3T05
No 3º trimestre de 2005 (3T05), quando comparado com o 2T05, a receita líquida das concessionárias de telefonia fixa cresceu 2,7%, mais que a receita das operadoras de celular que apresentaram um crescimento de 0,8%. O crescimento das receita das concessionárias deve-se, em grande parte, ao reajuste das tarifas de telefonia fixa em vigor a partir de Jul/05.
Receita Líquida (Milhões R$) |
3T05 |
2T05 |
3T04 |
Operadoras de Tel. Fixa* |
11.502 |
11.202 |
11.029 |
Operadoras de Celular |
8.177 |
8.054 |
6.733 |
Total |
19.618 |
19.257 |
17.761 |
*Telemar (sem Oi), BrT (sem BrT GSM), Telefonica e Embratel
Na comparação do 3T05 com o 3T04 a vantagem fica com as celulares que apresentaram um crescimento na receita de 20,6% contra 4,3% das fixas.
O menor crescimento em receita das celulares foi compensado por um crescimento da rentabilidade das operadoras, medida pela Margem EBITDA.

Todas as operadoras de celular apresentaram uma melhoria na Margem EBITDA no 3T05.
Celulares |
Margem EBITDA |
Crescimento 3T05 |
3T05 |
2T05 |
3T04 |
Receita Líquida |
Nº Celulares |
Vivo |
28,2% |
20,6% |
32,7% |
-2,6% |
1,4% |
Tim |
13,9% |
12,2% |
11,4% |
6,9% |
9,5% |
Claro |
-2,0% |
-10,6% |
3,2% |
-5,2% |
7,4% |
Oi |
22,6% |
10,4% |
-3,1% |
6,3% |
11,4% |
Amaz/Telemig |
40,1% |
34,0% |
35,6% |
0,9% |
0,8% |
BrT GSM |
-72% |
-104% |
- |
15,8% |
23,5% |
CTBC/Sercomtel |
ND |
ND |
ND |
ND |
5,9% |
Total |
15,9% |
9,2% |
18% |
0,8% |
5,9% |
A Vivo e a Claro apresentaram um crescimento negativo da receita líquida no trimestre. A Tim liderou o crescimento do número de celulares como analisado em comentário do Teleco.
A Amazônia e a Telemig Celular apresentaram um baixo crescimento no trimestre.
Telefonia Fixa
O número de telefones fixos em serviço das 3 principais concessionárias de telefonia local (Telemar, BrT e Telefonica) permaneceu estável em 36,9 milhões no 3T05 apresentando uma redução de 0,2%. O número de ADSLs cresceu 14,5% atingindo 2,7 milhões.
Estas 3 concessionárias de telefonia fixa apresentaram crescimento de receita na maior parte dos serviços que oferecem. A queda na receita de uso da rede deve-se à redução em 20% no valor da tarifa de interconexão (TU-RL) ocorrida quando do último reajuste de tarifas.
Receita Bruta (R$ Milhões)* |
Receita Bruta |
Crescimento no 3T05 |
Total |
Telemar |
BrT |
Telefonica |
Serviço Local |
6.111 |
6,8% |
5,3% |
6,6% |
8,4% |
Longa Distância Nacional (LDN) |
2.111 |
4,9% |
7,1% |
-0,6% |
5,9% |
Longa Distância Internacional (LDI) |
68 |
-8,4% |
-33,5% |
-7,8% |
6,7% |
Fixo - Móvel |
2.695 |
-0,6% |
-6,0% |
-2,0% |
4,7% |
TUP |
536 |
8,6% |
9,0% |
12,9% |
2,4% |
Com. Dados |
1.370 |
8,6% |
8,6% |
8,6% |
8,4% |
Uso da rede (Interconexão) |
582 |
-10,1% |
-6,0% |
-17,1% |
-9,4% |
Outros |
716 |
0,9% |
-0,8% |
-0,5% |
3,0% |
Total |
14.189 |
4,1% |
3,3% |
2,4% |
6,0% |
*Telemar, BrT e Telefônica
A Telefonica foi a única que não apresentou redução de receita nos demais serviços. A Telemar e a BrT apresentaram redução de receita nas chamadas para celulares e na Longa Distância. A receita da Telemar de LDN, apesar de ter crescido no total, apresentou queda de 29% nas chamadas entre Regiões. Esta queda de receita em longa distância (LDN e LDI) pode ser um indicador de que as prestadoras de serviço de VOIP pela internet estão começando a tirar receita das concessionárias de telefonia fixa.
A Embratel apresentou perda de receita nas chamadas de longa distância internacional (Veja comentário).
Diante deste quadro pergunta-se:
- Quando a receita das operadoras de celular alcançará a das fixas?
- Quem pode causar maior perda na receita nas operadoras de telefonia fixa? As operadoras de VoIP na internet ou de celular?
- O foco na melhoria de margem é uma tendência das operadoras de celular ou foi uma ação limitada ao 3º Trimestre/05?
Comente! |
Para enviar sua opinião para
publicação como comentário
a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados
nesta seção são de responsabilidade
exclusiva do autor. |