Atualizado em: 31/01/2009
Participação do pré-pago no Brasil cresceu em 2008
O Brasil terminou 2008 com 122,7 milhões de celulares pré-pagos, que representavam 81,47% dos 150,6 milhões de celulares do Brasil.
Os celulares pré-pagos começaram a ser comercializados no Brasil em 1998, com a CTBC Celular, e a participação dos celulares pré-pagos no total de celulares do Brasil cresceu rapidamente até atingir 80,8% em 2005. Este percentual se manteve estável em 2006 e 2007, voltando a crescer em 2008.
Nota: Participação no total de celulares do Brasil.
A participação dos celulares pré-pagos no total de celulares não é uniforme em todo o país. Ela é maior no Norte e Nordeste do país e menor no Sul e no Sudeste.
O pré-pago representa mais de 80% dos celulares das principais operadoras do Brasil e, apesar de apresentar um ARPU menor que o pós-pago, é uma fonte de receita importantíssima para estas operadoras. A Oi, por exemplo, é a operadora com maior percentual de pré-pago e menor ARPU.
Nota: Dados do 3T08
A participação do pré-pago na Oi (84%) é, no entanto, menor que a apresentada pela maior parte das operadoras da América Móvil (Claro no Brasil).
Nota: MVNO no US
Pouco tempo atrás, o celular pré-pago era utilizado principalmente para receber chamadas devido ao alto custo do minuto para originar chamadas. Promoções como a do "Ligador" da Oi estão ajudando a aumentar os minutos de uso do pré-pago. É de se esperar que o pré-pago esteja disponível em breve para a utilização de serviços de dados no Brasil, a exemplo do que ocorre em vários países da Europa.
Diante deste cenário pergunta-se:
Quando o pré-pago será apenas um método de pagamento, deixando de ser um plano específico?
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