Achei interessante a análise realizada, no entanto entendo que os indicadores foram analisados de forma superficial e sem levar em conta o inter-relacionamento entre eles.
Um dos indicadores mais importantes, que é a margem EBITDA, apresenta diferença enorme entre Vivo e Claro. Isso indica que, apesar do crescimento da Claro ser maior que o da Vivo, ele vem sendo feito por meio da diminuição de sua margem e ganho.
O crescimento da receita é outro indicador que, no meu entender, está melhor na Vivo. Considerando-se que a Claro teve crescimento de 28,1% em sua base e a Vivo de 20,2%, o aumento de receita foi proporcionalmente menor na Claro, que foi de 15,4%, contra 14,2% da Vivo. Isso nos leva a questionar a qualidade da base da Claro, pois embora seu crescimento tenha sido maior ele tem clientes que geram receitas menores. Isso fica ainda mais evidente quando se compara o ARPU, que sempre foi maior para a operadora Vivo.
Enfim, entendo que os indicadores da Claro mostram forte busca do crescimento, sem grandes preocupações com as margens e os efeitos negativos que podem trazer. Ao contrário, a vivo apresentou crescimento bastante forte, continua líder e com indicadores econômico-financeiro excelentes, o que no meu entender não deixa dúvidas sobre quem teve o melhor desempenho em 2008. |