Atualizado em: 31/05/09

O Grupo Telefonica/Vivo é o maior do país em quantidade de acessos e receita bruta

 

O Grupo da Telefonica/Vivo é o maior grupo do Brasil em quantidade de acessos, graças à liderança da Vivo no mercado de celular.

 

.

 

 

A Oi/BrT vem em segundo lugar com 57,7 milhões de acessos, sendo 21,8 milhões telefones fixos e 3,9 milhões banda larga.

 

O Grupo do empresário mexicano Carlos Slim, que inclui Embratel, Claro e Net, vem em terceiro com 51,2 milhões de acessos, sendo 3,3 milhões de TV por Assinatura.

 

Em termos regionais, a Oi reina absoluta na região I liderando em acessos fixos, banda larga e celulares. O mesmo acontece com o grupo da Telefonica/Vivo em São Paulo (Região III). Já na região II, a Oi/BrT lidera em acessos fixos e banda larga, enquanto a Vivo é a líder em market share de celulares.

 

Telecomunicações é um negócio de capital intensivo onde escala é fundamental para reduzir custo e melhorar a rentabilidade das operadoras.

 

A liderança em market share de acessos da Telefonica/Vivo se traduz também em liderança em receita bruta, embora com pequena margem em relação à Oi/Brt.

 

 

 

 

 

O mesmo quadro se repetiu em relação à margem EBITDA

 

 

 

 

Em um mundo globalizado, escala é importante não apenas no mercado brasileiro mas no mundo. Isto explica os esforços da Oi para ampliar a sua atuação para fora das fronteiras do país. A nível global o seu porte é ainda muito menor que a dos demais grupos que atuam no mercado brasileiro.

 

 

Receita Líquida Global

 

 

Nesta expansão é necessário cautela, no entanto, com o nível de endividamento da companhia para evitar problemas como o que tem enfrentado a Telecom Italia, que teve de vender grande parte de seus ativos no exterior para fazer face ao alto valor da sua dívida.

 

 

 

Dívida Líquida Global

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop Celular Market Update

 

 

EVENTOS

Mais Eventos