Atualizado em:  23/08/2009

Destaques de Julho: Vivo lidera o crescimento e Oi fica em 4º lugar

 

O Brasil terminou julho de 2009 com 161,9 milhões de celulares e uma densidade de 84,6 cel/100 hab. Os resultados divulgados pela Anatel para este mês apresentaram os seguintes destaques:

Analisa-se a seguir cada um destes destaques.

 

Vivo lidera e Oi fica em 4º lugar

 

Os resultados de Jul/09 apresentam um quadro surpreendente. A Oi, que lidera o crescimento do celular no Brasil em 2009, ficou na 4º posição em adições líquidas e a Vivo ocupou pela primeira vez em 2009 o 1º lugar.

 

 

Uma comparação com o comportamento destas operadoras com os meses anteriores possibilita um melhor entendimento do desempenho destas operadoras em Jul/09.

 

A Oi, que teve um crescimento recorde em maio graças a uma promoção agressiva de lançamento de marca na região II da BrT, já havia sido superada pela Tim em Jun/09. Já a Vivo sempre esteve próxima da Tim nos últimos meses e acabou por superá-la em Jul/09. É importante também ressaltar a melhoria no desempenho da Claro que em julho se aproximou das demais em adições líquidas.

 

O crescimento da Oi está baseado em uma estratégia agressiva de crescimento em São Paulo e na região II da BrT.

 

 

 

 

De fato, nos últimos 3 meses a Oi ganhou 2,2 pontos percentuais (p.p.) de market share na região III (SP) e 1,63 p.p. na região II.

 

 

 

 

Neste período ela perdeu, no entanto, 1,12 p.p. de market share na região I, onde é a líder.

 

 

A Oi apresentou nos últimos 3 meses adições líquidas bem inferiores às demais na região I

 

O baixo desempenho da Oi na região I pode estar relacionado a uma limpeza de base promovida pela operadora ou a um alto churn que ela não está conseguindo repor. Ela apresentou churn mensal de 3,5% no 2T09.

 

Crescimento do celular no Brasil

 

O Brasil confirmou em Jul/09 que o celular retomou o seu ritmo de crescimento em 2009.

 

As adições líquidas de 2,3 milhões de celulares em Jul/09 foram superiores às de Jul/08 (2,2 milhões). Este é o segundo mês que isto acontece em 2009.

 

 

 

O crescimento acumulado nos últimos 12 meses de 26,6 milhões de celulares valida a projeção do Teleco de que o Brasil vai terminar 2009 com 176 milhões de celulares, densidade de 90 cel/100 hab. e adições líquidas de 25 milhões de celulares no ano.

 

Densidade maior que 100

 

Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo ultrapassaram em julho a barreira dos 100 cel/100 hab., juntando- se ao Distrito Federal que possui uma densidade de 153 cel/100 hab. e a 13 outras áreas locais de mesmo DDD (mais detalhes).

 

Em 2008, 61 países já haviam ultrapassado esta barreira, inclusive Argentina e Uruguai. O Brasil deve ultrapassar os 100 cel/100 hab. em 2010.

 

 

Pré pago

 

 

 

A participação do pré pago continuou crescendo em julho e atingiu 81,9%.

 

As promoções para o segmento pré pago tem estimulado a venda de "chips" e a posse de mais de uma linha de celular.

 

3G no Brasil

 

Os números divulgados pela Anatel em julho permitiram pela primeira vez estimar com mais precisão a quantidade de celulares 3G no Brasil.

 

O Brasil terminou Jul/09 com 4,2 milhões de celulares 3G, sendo:

Ou seja, 2,6% dos celulares do Brasil são 3G, percentual muito abaixo da média mundial que é de 11,6%.

 

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Comentário de Gustavo Araujo

O que será que a Oi está esperando para lançar uma BOA promoção para os usuários de pré-pagos? Ou será que ela ainda não se deu conta que 81% dos usuários brasileiros de celulares usam este tipo de sistema? Com uma mísera promoção que dá ao cliente R$ 5 ao dia o resultado (4º lugar no ranking) é mais que esperado. Tome-se como exemplo a recuperação da TIM com o lançamento do Plano Infinity. Oi, acorda!

 

EVENTOS

Mais Eventos