Atualizado em: 30/01/2011

O que vai mudar na estratégia da Vivo em 2011?

 

A Vivo apresentou resultados expressivos em 2010.

 

 

 

 

A Vivo:

Visto desta forma pareceria estar tudo "azul" para a Vivo numa primeira visão, indicando que ela não precisaria fazer correções em sua estratégia em 2010.

 

A estratégia da Vivo em 2010 combinou liderança em market share e o foco em qualidade de serviço, cobertura e 3G, com planos competitivos. Uma marca forte faz com que a operadora tenha um churn menor que as demais, o que ajuda nas adições líquidas (mais detalhes).

 

Uma análise mais acurada mostra, no entanto, diferenças de desempenho da Vivo entre o período de Jan-Mai/10, quando liderou o crescimento do celular por cinco meses seguidos, e outros sete meses do ano (Jun-Dez/10).

 

 

 

 

A estratégia de 3G da Vivo produziu bons resultados durante o ano todo, tendo aumentado sua participação (share) nas adições líquidas de terminais de dados e de aparelhos WCDMA nos últimos 7 meses do ano.

 

A diferença de desempenho ocorre principalmente no pré-pago, onde a Vivo foi líder em adições líquidas nos 5 primeiros meses do ano e passou para a 3ª colocação nos acumulado dos outros 7 meses do ano.

 

 

 

 

A Tim conquistou 42,1% das adições líquidas do pré-pago no período de Jun-Dez/10 graças ao seu plano Infinity pré, que oferece chamadas locais e de longa distância (TIM/TIM) por R$ 0,25 a ligação. Os planos de serviço da Vivo e das demais operadoras para o pré-pago não têm a mesma atratividade deste plano da TIM.

 

Como resultado a TIM superou a Claro em celulares pré-pagos e pode vir a superar a Vivo em 2011, neste segmento.

 

 

 

 

A diferença entre pré-pagos da Vivo e da Tim que era de 7,5 milhões em Mai/10, caiu para 4,1 milhões em Dez/10. Mantida esta tendência, a TIM deve ultrapassar a Vivo em pré-pago em Ago/11.

 

A situação no pós-pago é menos crítica, mas merece comentários. Depois de liderar o crescimento em adições líquidas de pós-pago nos nove primeiros meses de 2010, a Vivo foi superada pela Claro nos 3 últimos meses do ano.

 

 

 

 

 

Diante deste cenário a Vivo:

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos