Atualizado em:
27/08/2011
Tim supera a Claro e assume a 2ª colocação em market share Brasil
A TIM liderou o crescimento do celular em Jul/11 com adições líquidas de 1.287 mil celulares, seguida pela Vivo (1.017 mil) e pela Claro (668 mil).
Com este resultado a TIM superou a Claro e assumiu a 2ª colocação em market share Brasil com 25,78%, contra 25,51% da Claro.
Este é mais um capítulo da disputa pela 2ª colocação em market share Brasil que se iniciou em 2003 com a chegada do GSM do Brasil. A TIM saiu na frente na implantação de uma rede GSM com cobertura nacional e ultrapassou a Claro no início de 2005 (mais detalhes).
A Claro recuperou a posição em 2008 quando atingiu cobertura nacional e saiu na frente na implantação da 3G no Brasil (mais detalhes).
A recuperação da TIM veio em 2010 com o plano INFINITY reduzindo a diferença que a separava da Claro de 3,3 milhões de celulares em Dez/09 para 610 mil celulares em Dez/10.
A Claro reagiu em 2011, lançando plano semelhante ao INFINITY da TIM, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem. A TIM superou a Claro em 610 mil celulares em Jul/11.
A TIM deve se consolidar na 2ª colocação em market share Brasil nos próximos meses, mas a disputa entre as duas operadoras deve continuar e a Claro pode voltar a superar a TIM no futuro.
A TIM vive um bom momento, com planos inovadores como o INFINITY, de R$ 0,25 por chamada "on net" local ou de longa distância, ou o de acesso a dados ou SMS por R$ 0,50 por dia. Fortaleceu a sua marca e está crescendo mais que as demais operadoras.
Em Jul/11, a TIM liderou pelo 4º mês consecutivo em adições líquidas de pré-pago, reduzindo a distância que a separa da Vivo neste segmento para 1,9 milhões de celulares. Mantidas as tendências atuais a TIM irá ultrapassar a Vivo em market share de pré-pago até o final de 2011. A reação da Vivo veio em agosto com uma promoção com preço de R$ 0,05 por minuto de chamadas "on net" local e de longa distância.
Em Jul/11, a TIM melhorou também seu desempenho no pós-pago ficando com a 2ª colocação em adições líquidas neste segmento, o que não ocorria desde Jun/10. Conquistou ainda a liderança em adições líquidas de terminais de dados, com 121 mil terminais, mesma quantidade que havia obtido no 2T11.
Diante deste cenário pergunta-se:
- A TIM vai se consolidar em 2011 na 2ª colocação em market share de celulares?
- A Claro vai voltar a superar a TIM no futuro? Quando?
- A TIM vai superar a Vivo em market share de pré-pago em 2011?
- Quem vai liderar o crescimento do celular em 2011?
- Neste momento de consolidações da Vivo com a Telefonica e da Claro com a Embratel a Tim continuará com vantagem competitiva?
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