Atualizado em:
11/12/2011
Os planos da TIM para 2012
A TIM está colhendo em 2011 os frutos de uma estratégia traçada 2 anos atrás e que teve como um dos seus esteios a aquisição da Intelig.
O backbone de fibra da Intelig foi fundamental para o lançamento de sua principal inovação, o plano INFINITY (R$ 0,25 para chamadas on-net locais ou de longa distância). O plano INFINITY decretou a morte da distância nas chamadas telefônicas no Brasil e tornou a TIM líder em market share de minutos de longa distância, superando a Embratel, Oi e Telefônica.
Em 2011, a TIM ultrapassou a Claro em market share de celulares e lidera o crescimento do celular no ano. O bom desempenho da operadora está se traduzindo não só no crescimento da sua base de celulares como da receita líquida, que cresceu 17,5% no primeiros nove meses do ano.
Com os planos INFINITY e Liberty a TIM conseguiu crescer a sua receita de voz móvel mais que a das outras operadoras (17,3% no 3T11 em relação ao 3T10)
Este crescimento da receita da voz tende a diminuir em 2012 e a operadora tem que crescer em dados. A receita bruta de dados da TIM cresceu 47,6% no 3T11, em relação ao 3T10, mas ainda representa 15,7% da receita bruta de serviços. Na Vivo este porcentual é de 25,9%.
Planos para 2012
A TIM pretende continuar inovando em 2012 e a alavanca principal é a aquisição da AES Atimus que possui uma extensa rede de fibra óptica nas regiões metropolitanas do Rio e São Paulo. Com esta aquisição a TIM pretende oferecer nestas regiões:
- Maior a velocidade no acesso móvel
- Banda larga residencial de alta velocidade
A operadora pretende conectar com fibra suas ERBs nestas regiões, aumentando a velocidade da conexão com o backhaul para 100 Mbps em Mar/11 e 300 Mbps no futuro. Com um backhaul de maior capacidade poderá ativar o HSPA+ em sua rede e oferecer uma maior velocidade no acesso móvel. Esta solução será replicada em outras cidades utilizando inclusive o swap (troca) de fibras da AES Atimus com as de outras operadoras.
Aumentar a velocidade e capacidade de transmissão de dados no acesso móvel é importante para a TIM crescer em dados.
TIM Fiber
A TIM pretende lançar um serviço de banda larga fixa residencial nas regiões metropolitanas do Rio e São Paulo (TIM Fiber), com velocidades a partir de 10 Mbps utilizando a rede da AES Atimus.
Diferentemente das demais operadoras, a TIM não acredita na convergência. Não pretende oferecer preços mais baixos para banda larga fixa quando ela for oferecida em combos. Para a TIM o mercado de combos está restrito a uma pequena fatia do mercado com alto poder aquisitivo.
O combos são ofertas para a residência e TV por assinatura é o serviço com menor penetração nos domicílios brasileiros. A TIM não pretende entrar em TV por assinatura, mas está negociando uma parceria com a SKY para compor a sua oferta.
Fonte: IBGE e estimativas do Teleco para Internet e TV por Assinatura.
A venda integrada de serviços (Combos) para residências é uma tendência mundial e foi iniciada pelas operadoras de TV a cabo com suas ofertas triple play (Telefone, banda larga e TV por Assinatura). Com a integração das operações fixas e móveis, as operadoras estão incluindo o celular e a banda larga móvel nestes pacotes. Além de preços mais baixos, os combos devem no futuro propiciar uma maior integração dos serviços ofertados. A TIM aposta que este cenário vai demorar a chegar no Brasil e está partindo para uma oferta individual de serviços (best of breed).
Diante deste cenário pergunta-se:
Comente! |
Para enviar sua opinião para
publicação como comentário
a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados
nesta seção são de responsabilidade
exclusiva do autor. |