Atualizado em: 04/08/2012

Samsung supera Apple e se consolida como o nº1 em Smartphones no mundo

 

A Samsung superou a Apple em vendas de Smartphones no mundo pelo terceiro trimestre consecutivo e se consolidou como o principal fornecedor deste dispositivo.

 

No terceiro trimestre de 2012 (3T12) a Samsung vendeu 56,7 milhões de Smartphones, mais que o dobro que a Apple (26,9 milhões).

PUBLICIDADE

 

 

 

A Samsung assumiu pela primeira vez a liderança em vendas de Smartphones no mundo no 3T11, mas voltou a ser superada pela Apple no 4T11, devido ao sucesso do iPhone 4.

 

Dificilmente o mesmo ocorrerá em 2012. O iPhone 5 lançado em setembro pela Apple não apresentou o mesmo grau de inovação dos modelos anteriores o que deve impactar as suas vendas.

 

Pela primeira vez desde que o iPhone da Apple foi lançado em 2007, a quantidade de donos de iPhone que dizem que irão comprar seu próximo celular da mesma marca tem diminuído. Pesquisa realizada pela Strategy Analytics mostrou que apenas 75% dos donos de iPhone na Europa Ocidental dizem que são propensos a comprar seu próximo celular da Apple (eram 88% em 2011). Nos Estados Unidos este percentual caiu de 93% em 2011 para 88% em 2012.

 

Os sinais da supremacia da Samsung não param por ai. No 3T12, segundo a Strategy Analytics, o Galaxy S3 da Samsung passou a ser o Smartphone mais vendido no mundo, ultrapassando o iPhone 4S.

 

O sucesso da Samsung está associado ao Android, sistema operacional de 75% dos Smartphones vendidos no mundo no 3T12. Eram Samsung 41% dos Smartphones Android vendidos no 3T12.

 

A vantagem da Apple em relação aos aplicativos está também diminuindo. O Android e a Apple possuíam em outubro a mesma quantidade de aplicativos (700 mil), segundo o Google. No 2T12 o share de download de aplicativos do Android (47%) já era maior que o da Apple (29%), segundo a ABI Research.

 

Este cenário está impactando o valor de mercado da Apple, que depois de atingir um valor recorde de US$ 661 bilhões antes do lançamento do iPhone 5, caiu para US$ 515 bilhões em novembro.

 

A vantagem da Samsung ocorre não apenas na quantidade de Smartphones vendidos, mas também na receita com a venda de telefones celulares.

 

Nota: Receita da Samsung com telefones celulares (Smartphones ou não ) e receita da Apple com iPhone e serviços.

 

 

Ou seja, a Samsung conquistou a liderança em vendas de Smartphones no mundo, segmento de telefone celular de maior crescimento. Eram Smartphones 40,4% dos celulares vendidos no mundo no 3T12.

 

 

 

 

 

Apesar de consolidada a posição de liderança da Samsung, não será fácil manter esta liderança por longo tempo. Trata-se de um mercado dinâmico no qual a inovação è uma constante. Os seguintes competidores podem ameaçar a liderança da Samsung:

 

Um segmento muito próximo ao de Smartphones é o de tablets. Nele a Apple lidera com 14 milhões de unidades vendidas no 3T12, mas está perdendo market share para a Samsung (5,1 milhões), Amazon (2,5 milhões ) e outras.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos