Atualizado em: 29/12/2012

Balanço (antecipado): O desempenho do setor foi apenas regular em 2012

 

Depois de dois bons anos para o setor de Telecom no Brasil (2010 e 2011) o ano de 2012 foi considerado regular por 37% dos que responderam a enquete do Teleco e ruim/péssimo por 33%.

 

Contribuiu para esta avaliação a queda na taxa de crescimento do celular no Brasil que deve ficar abaixo de 10% em 2012.

 

PUBLICIDADE

 

 

 

A queda nas adições líquidas de celulares ocorreu a partir de junho e principalmente no segmento pré-pago (mais detalhes).

 

O Brasil deve fechar 2012 com adições líquidas próximas dos 22 milhões de celulares de 2009.

 

Nota: Os dados de 2012 são projeções do Teleco

 

As vendas de telefones celulares no Brasil também apresentaram queda estimada de 20% em 2012, apesar do crescimento na venda de Smartphones.

.

Os resultados foram melhores no mundo fixo. A TV por Assinatura, Banda Larga Fixa e a Telefonia fixa apresentaram adições líquidas em 2012 superiores às do ano anterior.

 

 

 

 

Estes resultados poderiam ter sido melhores, não fosse o atraso na outorga das novas autorizações de TV por Assinatura (SeAC), o que acabou acontecendo apenas no final de 2012. A TV por Satélite (DTH) foi responsável por 85% das adições líquidas da TV por Assinatura em 2012.

 

A Banda Larga móvel foi o serviço que apresentou maior crescimento em 2012 (78%), com adições líquidas de 30 milhões de acessos.

 

 

 

 

Além do crescimento dos serviços merecem destaque em 2012:

 

A competição no celular se manteve acirrada com os seguintes destaques para o desempenho dos principais grupos do setor:

 

Em suma, o ano de 2012 representou um ponto de inflexão para o mercado de celular, que atingiu uma densidade superior a 130 cel/100 hab. O amadurecimento deste mercado deve levar a taxas menores de crescimento nos próximos anos. Já os serviços fixos mantiveram uma trajetória de crescimento durante o ano.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Workshop

 

 

EVENTOS

Mais Eventos