13/04/2009

Em Debate Especial

Telefonia Móvel & Social Networking: Um Casamento de Futuro

 

 

Eduardo Prado

Consultor

 

Em sociedade, tudo se sabe”, Ibrahim Sued.

 

Veja só esta notícia: IBOPE: 62,3 milhões de brasileiros com acesso à internet, Telesíntese, 24.mar.2009. Cada vez mais a tecnologia de banda larga móvel 3G (ou outras gerações futuras) vai estar presente na vida dos brasileiros. A medida que o preço do acesso de banda larga móvel ficar mais acessível, e os smartphones evoluírem, a telefonia móvel estará mais presente na vida das pessoas. Hoje nós já temos no mundo 4 bilhões de assinantes de telefonia móvel comparados com 1,5 bilhão de aparelhos de TV ou 1,4 bilhão de usuários de Internet ou 480 milhões de jornais diários em circulação (ver 7th Mass Medium in context of 6 legacy mass media - about time to set facts straight about mobile, Communities Dominate Brands, 26.mar.2009).

 

Você sabe o que é um Serviço de Rede Social (também conhecido como Social Networking Service)? São serviços online de Web 2.0 para agregação de pessoas ou comunidades que compartilham interesses e/ou atividades! Nos últimos 02 anos os Serviços de Rede Social (tais como, MySpace, Facebook, You Tube, Orkut, Linkedin,  Twitter, entre outros) têm proliferando pelo mundo afora, ao ponto de começarem a ameaçar a hegemonia de uma das aplicações killer da Internet que é o e-mail (ver Social Networks: Bigger than E-Mail?, Dailywireless, 09.mar.2009).

 

De acordo com o Analista de Indústria Nielsen, o Facebook – a rede social mais popular no mundo – é visitada por três em cada 10 pessoas que acessam a Internet nos nove mercados aonde o Nielsen monitora o uso de redes sociais. O Facebook tem o seu maior alcance no mercado britânico (47%). O Orkut tem o seu maior alcance doméstico no Brasil (70%).

 

O nos leva a crer que as Redes Sociais terão um papel importante na Telefonia Móvel no futuro? Cada vez mais que as redes 3G evoluem (e no futuro teremos o 4G LTE) e os handsets evoluem e ficam mais baratos, as pessoas vão querer mais conectar-se umas as outras on-the-go através das suas ferramentas de comunidades! Done! Não tem muita saída. Veja o que diz Marissa Mayer (Google, VP de Produtos) nesta entrevista sobre as ferramentas de Social Networking (algumas dicas ... “You can’t take down your Facebook Wall anymore. People will get suspicious”  ou  “Social networking is the equivalent of user crack”: Google’s Marissa Mayer, Dailywireless, 06.mar.2009  ou  A conversation with Marissa Mayer, V.P. of Search Product and User Experience, Google, Charlie Rose, 05.mar.2009. A Verizon Wireless – a 2a maior cellco americana – acredita que a grande “arrancada” das Redes Sociais será na tecnologia 4G (ver Verizon Thinks 4G Will Find A Home In Social Networks, CNN Money, 14.nov.2007  e  Verizon: LTE in 25 to 30 Markets By 2010, Dailywireless, 18.feb.2008).

 

No recente Congresso de Telecomunicações Móveis em Barcelona Fevereiro último (ver Mobile World Congress, Barcelona, 16-19 February, 2009), o MySpace informou que usuários desta Rede através dos aparelhos celulares têm quadruplicado no último ano até 20 milhões, de um total de 135 milhões de visitantes únicos. Não é a toa que em Barcelona, o “Telefone Facebook” ou Mobile Social Phone (ver, INQ - The World's First Social Mobile, A Mobile Phone For Facebook Lovers, Om Malik, 12.nov.2008 ou Referências do Google) ganhou o prêmio do handset do ano dado pela GSM Association. Taí, o Facebook já tem até um handset especial para a galera namorar! O 1º Social Mobile Phone é fabricado pela INQ que é um a spin-off  da Hutchison Whampoa (proprietária da Operadora 3 no Reino Unido).

 

Um nicho interessante de mercado que pode ser explorado é a combinação de ferramentas de Social Networking com Telefonia Móvel juntos com marcas famosas do mercado varejista ou de marcas fortes no segmento dos jovens (ver How Nike's Social Network Sells to Runners, Business Week, 06.nov.2008) para aglutinação de Comunidades Virtuais. Este nicho vai demorar um pouco para as que cellcos comecem a explorá-lo (ou descobrirem) mas um dia qualquer no futuro elas vão “acordar” (ver um pouco da idéia aqui: WiMAX no Mercado Varejista, Newsletter da Revista de WiMax, 08.jan.2007).

 

O casamento de Social Networking com a Telefonia Móvel será “infinito e terá vida longa” contrariando a máxima do nosso grande poeta Vinícius de Morais em relação ao “amor que seja infinito enquanto dure”.

 

Pode apostar neste casamento ... Quem viver, verá!

 

 

Referências

 

Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship, Journal of Computer-Mediated Communication, Volume 13, Issue 1, November 2007.

 

Communities Dominate Brands, Social Networks.

 

The Social Media Marketing Blog, Scott Monty.

 

Laurel Papworth Blog, The Business of Being Social.

 

MySpace, Facebook e Twitter, Wikipedia.

 

Interview with Evan Williams, Co-founder of Twitter.com, Charlie Rose.

 

Interview wit Reid Hoffman, Co-founder of LinkedIn, Charlie Rose.

 

Google’s Eric Schmidt goes Mobile (Interview), Joe Magennis, 10.mar.2009.

 

A febres dos sites de Social Networking e a Mobilidade, Newsletter da Revista de WiMAX, 02.out.2006.

 

Cyworld: Da Coréia do Sul para o Mundo!, Newsletter da Revista de WiMAX, 20.nov.2006.

 

Bigger than TV, bigger than the internet: Understand mobile of 4 billion of users, Communities Dominate Brands, 16.feb.2009.

 

Social Media Marketing, Communities Dominate Brands, 02.mar.2009.

 

Social Media Phones, Dailywireless, 20.feb.2009.

 

Widget TV: A Hit?, Dailywireless, 26.mar.2009.

 

Facebook applications get a new growth channel: Chat, with friend invites.

 

Eric Eldon, Venture Beat, 05.mar.2009.

 

Facebook’s Friendship With Nokia Is Pending, MoCo News,11.feb.2009.

 

MySpace Mobile Ad Plans—Everything Under The Sun, MoCo News, 20.feb.2009.

 

@ MWC Can Mobile-Only Social Networks Compete: The Overview, MoCo News, 20.feb.2009.

 

@ MWC Mobile-Only Social Networks: Case Study No. 1: GyPSii, MoCo News, 20.feb.2009.

 

@ MWC Mobile-Only Social Network: Case Study No. 2: BuzzCity’s Mygamma, MoCo News, 20.feb.2009.

 

@ MWC Mobile Only Social Network: Case Study No. 3: Itsmy, MoCo News, 20.feb.2009.

 

@ MWC: Orange’s SVP: ‘Mobile And Entertainment Can Be One Of The Levers Of Economic Recovery’, MoCo News, 19.feb.2009.

 

@ MWC: MySpace CEO Chris DeWolfe Lays Out Mobile Strategy; Hypertargeting Mobile Ads To Users, MoCo News, 19.feb.2009.

 

@ MWC: Verizon Wireless Details Its Next Generation 4G Plans, MoCo News, 19.feb.2009.

 

@ MWC: MySpace Details Aggressive Mobile App Approach For Social Networking On The Go, MoCo News, 16.feb.2009.

 

@ MWC: Operator Portals Dominate In GSMA, UK Carrier Mobile Ad Study; Commercial Service To Launch, MoCo News, 15.feb.2009.

 

@ MWC: Opening Up: Verizon Wireless Subscribers Can Browse The Web More Easily, MoCo News, 15.feb.200.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.