Seção: Banda Larga

 

IPTV: Uma abordagem sobre Segurança

 

Uma importante tecnologia para distribuição de conteúdos multimídia é o conceito de Internet Protocol Television (IPTV), que consiste na transmissão desses conteúdos em redes IP dedicadas. 

 

O IPTV ganha força no Brasil com a aprovação da Resolução número 581 de 26 de março de 2012. Essa resolução define o SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), que é destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes, de canais de programação nas modalidades avulsa de programação e avulsa de conteúdo programado e de Canais de Programação de Distribuição Obrigatória, por meio de tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer – aqui destaca-se a utilização do IPTV (RESOLUÇÃO 578, 2012). 

 

O serviço IPTV transporta conteúdos de propriedade intelectual, que devem ser protegidos, fazendo uso de políticas de segurança e com implementação de mecanismos que garantam a segurança dos conteúdos. O IP é o protocolo utilizado pelo IPTV na camada de rede e, nesse cenário, cuidados são necessários em toda infraestrutura de rede. 

 

Apresentamos neste tutorial a tecnologia IPTV, abordando tanto aspectos de infraestrutura quanto aspectos relativos à segurança. 

 

 

 

Graduado em Direito pela UDF – Centro Universitário – Brasília (DF), é estudante da pós-graduação em Redes com Ênfase em Segurança do UNICEUB – Centro Universitário de Brasília (DF). 

 

Atualmente é Analista de TI do Banco do Brasil. 

 

 

Email: davidson.ferreira@gmail.com

 

 

Engenheiro Eletricista, com Ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL, 1994) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB, 2008). 

 

É Professor Mestre do UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) no curso de Graduação em Engenharia Elétrica e Pós-Graduação em Redes Com ênfase em Segurança. 

 

Atuou como Engenheiro consultor em Redes na Oi/Brasil Telecom por 15 anos, e atualmente é Engenheiro Consultor de Telecomunicações em sua empresa LHD Engenharia. 

 

Tem vasta experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos para regularização de serviços junto a Anatel (SCM e SeAC), e Consultorias na área de Avaliação da qualidade de Rede de Banda Larga, TV Digital, IPTV. 

 

 

 

Email: luciano.duque@uniceub.br

 

 

Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica e Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). É estudante de pós-graduação em Redes com Ênfase em Segurança do UNICEUB – Centro Universitário de Brasília (DF). 

 

Atualmente é Analista de TI do Banco do Brasil. 

 

 

Email: vicente@reito.ufu.br

 

Categoria: Banda Larga
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 20 minutos Publicado em: 10/02/2020