Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

Rádio Comunitária II: Desenvolvimento de Projeto de Implantação

 

Este tutorial tem como principal objetivo mostrar toda trajetória para implantar uma rádio comunitária. Foram desenvolvidos todos os cálculos concernentes ao projeto de implantação de uma emissora do serviço de RADCOM em acordo com a Lei 9612 de 1998 e com a Norma complementar N° 1 de 2004. 

 

No desenvolvimento do trabalho são apresentados os passos para a implantação de uma emissora comunitária no bairro Providência, sob o nome fantasia de POP FM 87,9 MHz. O estudo compreende o estudo de viabilidade técnica, considerando um desnível máximo do terreno de 30 metros dentro do raio de cobertura da emissora, a escolha do melhor transmissor e da linha de transmissão de R.F. que ofereça menor perda considerando suas características técnicas de comprimento e diâmetro, e, finalizando, a definição do sistema irradiante a ser utilizado. 

 

O trabalho foi desenvolvido sob o ponto de vista da Lei Nº 9.612 de 1998, obedecendo a todos seus itens, bem como as observações da norma complementar, do serviço de rádio comunitária Nº 1 de 2004, que regulamenta as características técnicas para implantação da emissora. 

 

Para exemplificar a importância deste tipo de emissora, em 1997 uma reportagem da Gazeta Mercantil sobre rádios comunitárias ilustrava o caráter das rádios comunitárias: "Uma emissora comunitária tem como característica principal o fato de operar em via de duas mãos: ela não apenas fala como ouve, principalmente, assegurando assim à comunidade o direito de se fazer ouvir, em seus reclamos e em suas manifestações culturais e artísticas de natureza local". 

 

Os tutoriais foram preparados a partir do trabalho de conclusão de curso “Desenvolvimento de um Projeto para Implantação de uma Rádio Comunitária”, elaborado pelo autor, e apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi orientadora do trabalho a Profª. Rose Mary de Souza Batalha. 

 

Este tutorial parte II apresenta o projeto de implantação da Rádio Comunitária, iniciando pela definição de sua localização, pelo levantamento do terreno e pela definição e especificação do transmissor. A seguir apresenta a especificação do sistema irradiante, da torre de transmissão, e da linha de transmissão de RF. O projeto é finalizado apresentando os cálculos da potência efetiva irradiada e da intensidade de campo no limite da área do serviço. Finalmente, são apresentadas as conclusões do trabalho realizado. 

 

 

Engenheiro Eletricista pela Pontifícia Universidade Católica (Minas Gerais, 2008), com Pós-graduação em Sistemas de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica (Minas Gerais). 

 

Atualmente é Técnico em Eletrônica na Fundação Ezequiel Dias – FUNED, atuando na área de Telecomunicações. 

 

 

Email: vittor2163@gmail.com

 

Categoria: TV e Rádio
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 26/11/2012